O modelo de armazenamento dos dados pessoais dos usuários do BlackBerry, smartphone fabricado pela Research In Motion (RIM), é uma ameaça para a segurança nacional dos Emirados Árabes Unidos. Segundo comunicado da Emirates News Agency, órgão de comunicações do Ministério da Informação e Cultura do país, o aparelho é o único cujas informações são gerenciadas por uma agência comercial e guardadas fora dos Emirados. Isso, de acordo com a agência, pode trazer problemas para os consumidores locais.
Para o governo dos Emirados, o fato de os dados dos consumidores árabes estarem fora do país impede que eles sejam protegidos e regulamentados pelas leis locais, o que, segundo o comunicado, "aumenta a probabilidade do mau uso dessas informações, causando sérias repercussões à segurança nacional, social e judicial" do país.
O comunicado do Emirates News Agency ainda conclui que como muitos outros países, os Emirados Árabes estão trabalhando há muito tempo para resolver esses problemas críticos "com o objetivo de não prejudicar os consumidores árabes e agir dentro dos limites legais".
- Problemas