Apple bloqueou o acesso ao Google Books em sua App Store, a loja de aplicativos para iPhone e iPad, devido a problemas com as regras comerciais do espaço virtual. Além do aplicativo do Google, os aplicativos de livros eletrônicos Nook, da livraria Barnes & Noble, e do Kindle, da Amazon, também perderam o acesso automático à loja.
De acordo com as novas regras da Apple, para que um aplicativo seja aceito na App Store, é proibido que a empresa responsável pelo programa redirecione o usuário para uma página externa para que possa efetuar uma compra. Com isso, a Apple, garante que a aquisição seja feita dentro do aplicativo e usando seu próprio sistema de pagamentos. Assim, ela fica com sua comissão de 30% do valor do produto.
E era isso o que estava acorrendo com esses aplicativos, que ofereciam a compra de livros eletrônicos por meio de uma página própria, fora do aplicativo oferecido na App Store, para o iPhone, iPad e o iPod Touch.
Nesta terça-feira, 26, a Barnes & Noble, Amazon e o Google Books anunciaram que solucionaram o problema. O Google Reader reformulou seu aplicativo, retirando os links para vendas de livros virtuais e voltou a ser disponibilizado na App Store. O Kindle perdeu o botão que redirecionada à loja virtual, mas disponibilizou cem jornais e revistas com uma nova atualização gratuita. Além disso, ao comprar um e-book por meio da loja virtual em um navegador, o usuário pode optar por recebê-lo diretamente no iPad, iPod ou iPhone, como antes. E o Nook, por sua vez, publicou comunicado no qual enfatiza que a leitura de revistas e jornais pode ser feita por meio do aplicativo, que será atualizado em breve, além de disponibilizar uma assinatura gratuita por 14 dias por meio de inscrição no seu próprio site.
- E-Books