A internet deve abocanhar 10% de todo o bolo publicitário neste ano, quando os gastos em publicidade on-line atingirão R$ 3,04 bilhões no país, de acordo com projeção da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) apresentada nesta terça-feira, 26. A estimativa é que haja uma expansão de 25% no faturamento, frente ao US$ 1,5 bilhão registrado no ano passado.
Os números são fruto de uma revisão feita pela entidade, que deixou de computar apenas os dados referentes à publicidade no formato de display – ou display advertising (anúncios em banners, imagens etc.), como também é chamado -, para incluir também os principais buscadores no Brasil: Ask, Bing, Buscapé, Google e Yahoo. Segundo a entidade, a estimativa é que os buscadores representem 50% dos investimentos online, enquanto a área de display representaria os outros 50%.
A entidade, que representa 132 associados, cujas empresas são responsáveis por 90% do faturamento em mídia digital no país, diz que os novos dados são resultado de uma estimativa realizada entre os associados, já que os sites não divulgam seus números.
De acordo com Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil, a entidade necessitava apresentar um panorama mais completo do mercado digital brasileiro, incluindo segmentos que ainda não são tabulados pelos institutos de pesquisa. "Para que os anunciantes e governo entendam a importância do investimento em mídia on-line precisamos apresentar dados mais condizentes com a realidade do segmento, caso contrário, continuaremos com pouca representatividade no bolo publicitário", completa.
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