Enquanto mais e mais empresas compreendem os benefícios de se adotar uma estratégia que envolva a utilização de serviços de cloud computing, muitas delas ainda não sabem como dar os primeiros passos. Outras, embora já utilizem a nuvem em diversos serviços ainda têm dificuldades de enxergar a cloud computing como uma solução geral para todas as suas necessidades de TI.
De fato, não necessariamente todos os dados e serviços podem ou devem ser migrados para a nuvem. Não só isso: mesmo dentre aqueles que podem ser atendidos por serviços de computação em nuvem existem necessidades diferentes para diferentes serviços.
Neste contexto, começa a se destacar a oferta de serviços de cloud computing sob medida. Trata-se de um serviço consultivo, onde as necessidades de cada cliente são estudadas detalhadamente, permitindo que seja desenhado um serviço que traga os melhores resultados técnicos e financeiros possíveis. Veja, a seguir, as vantagens dos serviços de cloud computing sob medida:
1) Data center sob medida — Algumas empresas podem optar por não levar seu armazenamento para um hosting e preferem investir na criação de um ambiente de processamento próprio. Embora essa abordagem possa não ser a melhor estratégia para obter ganhos decorrentes de uma economia de escala, ela é eficaz, quando a natureza do negócio exige um maior nível de controle sobre a infraestrutura de TI.
Nesse caso, é preciso contar com certa expertise para a implantação bem-sucedida de um data center que verdadeiramente atenda às necessidades desse cliente. Aspectos como: gestão de riscos, escalabilidade, segurança, conformidade a normativos e mesmo aspectos físicos da infraestrutura, como cabeamento, rede elétrica, climatização e instalação e configuração de roteadores e switches fazem toda a diferença no resultado final. Poder contar com um apoio consultivo, que auxilie na determinação da estrutura necessária e que disponibilize todos os recursos necessários à futura gestão dessa infraestrutura, faz a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Em muitos casos, entretanto, embora sejam construídas instalações próprias, a operação pode ser objeto de prestação de serviços, assegurando assim um maior foco no negócio e concentrando uma maior expertise na gestão dos recursos. Esses aspectos sempre precisam ser estudados com cuidado para assegurar que o melhor direcionamento seja adotado e mesmo essa análise deve contar com um excelente apoio consultivo.
2. Ambientes híbridos — Outra realidade que se faz cada vez mais presente é a da nuvem híbrida, que combina serviços locais em nuvem privada com serviços de nuvem pública. Conforme a necessidade, as cargas podem se concentrar mais na nuvem privada ou na nuvem pública levando em consideração fatores como custo, requisitos computacionais e disponibilidade de recursos.
Manter um ambiente híbrido funcionando e atendendo as necessidades de negócio é um grande desafio e mais uma vez o papel consultivo de especialistas no assunto pode auxiliar. O importante é que a empresa possa contar com uma infraestrutura flexível o bastante para garantir uma operação lucrativa e manter o foco no negócio.
3. Variedade de plataformas — Também não pode ser desconsiderado o desafio de se estabelecer a plataforma adequada ao se buscar estabelecer uma nuvem privada, conforme os objetivos e serviços que se desejam. Com custos e benefícios diversos, plataformas Linux, Unix, Windows e diferentes plataformas de virtualização podem implicar em oportunidades e resultados bastante distintos. A escolha da plataforma inadequada para determinados objetivos pode representar um alto custo futuro no negócio.
Também, nesse contexto, é importante contar com um serviço consultivo apropriado, que ao avaliar cuidadosamente as necessidades e objetivos de cada empresa e consiga estabelecer um serviço sob medida para o caso concreto em estudo.
* Marcos Siqueira é diretor de serviços gerenciados da Ascenty.