Com a proposta de resolver o wicked problem do controle de produtos perecíveis no varejo, a startup Aravita desenvolveu uma solução inédita baseada em Inteligência Artificial (IA) e acaba de entrar no portfólio da HiPartners, primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. O objetivo é evitar que alimentos sejam jogados no lixo, além de impulsionar os negócios por meio da gestão mais inteligente e otimização do processo.
Atualmente, mais de 15 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no Brasil. Esse valor é equivalente a quase 30% de toda a comida produzida no país. Frutas, legumes e verduras são as mais afetadas pelas perdas, de modo que a Food and Agriculture Organization (FAO) estima que 45% de toda essa categoria é jogada fora globalmente.
Para promover a mudança desse cenário, a plataforma de Ordering as a Service mensura a quantidade exata de produtos ideais a serem comprados em um determinado espaço de tempo.
A capacidade de aprendizado dos algoritmos de IA viabiliza visões complexas de cada produto, como análise de comportamentos, ritmo e perfil de consumo, ruptura, produtividade, modelos de distribuição e armazenamento, necessidade de manuseio, shelf life, histórico de volume comprado e perdido, e qualidade da safra.
Além de basear as respostas em fatores variáveis: oscilações da produção, impactos de feriados, diferenças no mix e no poder de consumo dos clientes de cada loja, entre outros critérios, o sistema obedece ainda às restrições de cada organização, como políticas internas de compra, logística e display, para estruturar e resolver problemas não moldados da cadeia de perecíveis, buscando maximizar a rentabilidade do varejo ao reduzir perdas e evitar ruptura na ponta.
"Hoje, grandes supermercadistas trabalham com previsões, ao invés de controles, mas não existe um software especialista com inteligência que otimize a tomada de decisão. Mesmo os players mais sofisticados não sabem quanto possuem em suas bancadas, tendo em mãos apenas estimativas que são reprocessadas quando os encarregados do setor na ponta fazem uma análise visual, utilizada como input para o excel do time de compras", explica o co-fundador e CEO da Aravita, Marco Perlman.
"Ser escolhida para dividir a rodada com grandes players em uma combinação única de cap table como esta, ressalta o crescimento e consolidação do nosso trabalho. A Aravita é uma aposta certeira para atender o gargalo do desperdício de perecíveis e de receita no varejo, ampliando a capacidade de executar o planejamento de demanda, gerando rentabilidade, e suprimindo cada vez mais os impactos ambientais e a insegurança alimentar no planeta", finaliza Walter Sabini Junior, CEO da HiPartners.
Neste primeiro estágio da startup, onde o produto acaba de ser construído e lapidado, a HiPartners ajuda a aterrissar a teoria com a linha operacional do cotidiano varejista. Na segunda etapa, o de escala, a venture capital, vai trabalhar sobre seu pilar de aceleração comercial, conectando a Aravita com os grandes supermercadistas, no intuito de promover a transformação digital do varejo com alto grau de curadoria para geração de resultados.
A rodada de investimentos foi liderada por fundos com grande track-record em venture capital, como Qualcomm Ventures e 17 Sigma, com participação de casas de renome, como DGF Investimentos, Alexia Ventures, BigBets, Nortee Capital, Bridge e RG Nutri. Além de anjos, como Bernardo Lustosa (ex-CEO ClearSale) e Flávio Jansem (ex-CEO Locaweb e Submarino).