A IBM anunciou hoje o lançamento do IBM Cloud Carbon Calculator, uma nova ferramenta com foco jornalístico, que visa auxiliar as empresas a monitorar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em serviços de nuvem e melhorar seu desempenho de sustentabilidade em ambientes híbridos e multicloud. Disponível para todos os clientes, essa ferramenta é um painel impulsionado por inteligência artificial que permite acesso a dados de emissões em diversas cargas de trabalho do IBM Cloud, incluindo inteligência artificial, computação de alto desempenho (HPC) e serviços financeiros.
Em meio à transformação digital, as empresas de todos os setores estão adotando a modernização, utilizando a nuvem híbrida e a IA como forma de obter resiliência, segurança, desempenho e conformidade em seus processos, ao mesmo tempo que buscam práticas de negócios mais sustentáveis.
Segundo um estudo recente da IBM, a sustentabilidade ambiental foi apontada por 42% dos CEOs como seu principal desafio nos próximos três anos. Esse estudo também destaca que os CEOs estão enfrentando pressão para adotar a IA generativa, ao mesmo tempo que buscam soluções para gerenciar dados de maneira eficiente e bem-sucedida.
O IBM Cloud Carbon Calculator foi desenvolvido para identificar rapidamente padrões, anomalias e valores discrepantes em dados relacionados a emissões de GEE mais elevadas. O aumento do processamento de dados exigido pelas cargas de trabalho de IA pode representar um desafio para as organizações que buscam reduzir suas emissões de GEE. Com mais de 43% dos CEOs utilizando IA gerativa para embasar decisões estratégicas, é essencial encontrar um equilíbrio entre a execução de cargas de trabalho de alto desempenho e a sustentabilidade.
A ferramenta utiliza Machine Learning e algoritmos avançados, baseados na tecnologia da IBM Research e em uma colaboração com a Intel, para ajudar as organizações a identificar pontos críticos de emissões em suas cargas de trabalho de TI. Isso permite que as empresas obtenham insights relevantes para informar suas estratégias de mitigação de emissões.
Alan Peacock, Gerente Geral de IBM Cloud, destaca a importância de considerar o crescimento de dados na nuvem e em ambientes locais como parte do roteiro de transformação de IA. Ele enfatiza o compromisso da IBM em reduzir o impacto ambiental e ajudar os clientes a atingirem seus objetivos de sustentabilidade e de negócios.