BC promete mudanças em ranking de reclamação dos bancos

0

O Banco Central (BC) divulga na próxima terça-feira, 30, o Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento referente ao 2° trimestre de 2024, contendo aprimoramentos em sua metodologia.

Segundo a instituição, as alterações visam melhorar a representatividade do índice de reclamações em relação ao total de queixas registradas no BC e promover maior eficiência na alocação de recursos pela instituição.

O Ranking de Reclamações é o instrumento que permite que cidadãos comparem as instituições financeiras e tomem decisões sobre abertura de contas e contratação de produtos e serviços.

A nova metodologia permitirá acompanhamento mais preciso da evolução, ao longo dos próximos trimestres, da qualidade dos serviços prestados pelas instituições. Os cidadãos terão à sua disposição um instrumento aprimorado para a tomada de decisões e o BC terá melhores informações para seguir monitorando a conduta das instituições e fomentando um sistema financeiro eficiente.

O índice de reclamações passará a ser calculado com base na extrapolação estatística das demandas analisadas e consideradas procedentes para todo o conjunto de reclamações respondidas pelas instituições no trimestre, ainda que não analisadas pelo BC. Até o Ranking do 1° trimestre de 2024, o índice era calculado considerando apenas as reclamações efetivamente analisadas no trimestre.

A nova fórmula de cálculo acarretará, de forma geral, aumento dos índices em relação ao trimestre anterior, o que não representa, necessariamente, uma piora na prestação de serviços pelas instituições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.