O Banco Central (BC) divulga na próxima terça-feira, 30, o Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento referente ao 2° trimestre de 2024, contendo aprimoramentos em sua metodologia.
Segundo a instituição, as alterações visam melhorar a representatividade do índice de reclamações em relação ao total de queixas registradas no BC e promover maior eficiência na alocação de recursos pela instituição.
O Ranking de Reclamações é o instrumento que permite que cidadãos comparem as instituições financeiras e tomem decisões sobre abertura de contas e contratação de produtos e serviços.
A nova metodologia permitirá acompanhamento mais preciso da evolução, ao longo dos próximos trimestres, da qualidade dos serviços prestados pelas instituições. Os cidadãos terão à sua disposição um instrumento aprimorado para a tomada de decisões e o BC terá melhores informações para seguir monitorando a conduta das instituições e fomentando um sistema financeiro eficiente.
O índice de reclamações passará a ser calculado com base na extrapolação estatística das demandas analisadas e consideradas procedentes para todo o conjunto de reclamações respondidas pelas instituições no trimestre, ainda que não analisadas pelo BC. Até o Ranking do 1° trimestre de 2024, o índice era calculado considerando apenas as reclamações efetivamente analisadas no trimestre.
A nova fórmula de cálculo acarretará, de forma geral, aumento dos índices em relação ao trimestre anterior, o que não representa, necessariamente, uma piora na prestação de serviços pelas instituições.