A eficácia da liderança faz toda a diferença no sucesso das organizações, independentemente do setor ou ramo de atuação. Falo isso por experiência própria, exercendo cargos de líder no Brasil e no exterior. E, nesses anos todos, percebi que uma das habilidades essenciais que me ajudaram a abrir espaços em minha carreira é a que eu chamo de escuta ativa. Por meio dela, um líder pode fortalecer equipes e promover um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.
A escuta ativa é mais do que apenas ouvir as palavras que são ditas. Trata-se de um processo intencional e envolvente, no qual o ouvinte (no caso, o líder) se concentra completamente no interlocutor (colaborador), compreendendo não apenas o conteúdo verbal, mas também as nuances emocionais e contextuais da mensagem. Isso envolve a demonstração de empatia, a capacidade de fazer perguntas esclarecedoras e o fornecimento de feedback construtivo.
Líderes que praticam a escuta ativa demonstram respeito e valorização por seus colaboradores. Promover um ambiente onde todos se sintam ouvidos e compreendidos cria um clima de confiança e colaboração, e quando realmente escutamos nossas equipes, conseguimos identificar problemas subjacentes, resolver conflitos de maneira mais eficaz e tomar decisões informadas, que refletem as necessidades e preocupações de todos.
A escuta ativa facilita uma comunicação mais clara e eficaz. Mais uma vez, digo por experiência que, quando os colaboradores sentem que são ouvidos, são mais propensos a compartilhar ideias, feedbacks e preocupações, reduzindo mal-entendidos e melhorando a transparência dentro da equipe. Aliás, sentir-se ouvido e valorizado aumenta a motivação de qualquer indivíduo, e quando a pessoa sabe que suas opiniões são levadas em consideração, ela naturalmente se torna mais engajada e comprometida com os propósitos e objetivos da organização.
O dia a dia também mostra para um verdadeiro líder que a confiança é a base de qualquer equipe consolidada. E, neste contexto, a escuta ativa ajuda a construir e manter essa confiança, mostrando que o líder está genuinamente interessado no bem-estar e no desenvolvimento de cada membro da equipe.
Sabemos que conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, não importa o segmento. No entanto, um líder de verdade, que pratica a escuta ativa, é mais capaz de identificar a raiz dos problemas e mediar soluções que sejam aceitáveis para todas as partes envolvidas. Isso nos leva ao próximo nível da escala, o da promoção da diversidade de pensamento e da inovação. Um ambiente onde a escuta ativa é praticada e no qual ideias são valorizadas faz com que todos contribuam com sugestões criativas e soluções inovadoras.
A escuta ativa é uma habilidade essencial para qualquer líder que deseja fortalecer sua equipe e promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Mas, apenas os verdadeiros líderes conseguem incorporá-la em sua rotina. Se o seu objetivo como líder é melhorar a comunicação, aumentar a motivação e o engajamento, construir confiança, resolver conflitos de maneira eficaz e incentivar a inovação, só mesmo com escuta ativa. Você colherá resultados reais, e a organização que você lidera só terá motivos para lhe agradecer.
Octávio Fernandes, CEO da ABAI Brasil.