Um novo estudo da Juniper Research descobriu que, ao conectar esquemas nacionais de pagamento instantâneo, o mercado de pagamento instantâneo internacional aumentará em 223% globalmente até 2028; resultando em uma participação de 29% de todas as transações globais de pagamento instantâneo até 2028.
Essa mudança será impulsionada pela redução do atrito nas transações.
A Juniper Research define pagamentos instantâneos, também conhecidos como pagamentos em tempo real, como qualquer pagamento em que os fundos podem ser recebidos em 10 segundos.
Agilizar os pagamentos instantâneos transfronteiriços aumentará o comércio e o investimento entre as nações participantes. Para capitalizar isso, o relatório pede que governos em todo o mundo apoiem esses projetos por meio de investimentos e regulamentação para conectar seus sistemas de pagamento instantâneo.
Projeto Nexus
O relatório identificou esquemas-chave, como o Project Nexus, como estruturas-chave que aceleram a integração de múltiplas redes de pagamento. Esses esquemas fazem isso agregando o processo de integração em múltiplas redes em vez de integrações separadas para trilhos individuais.
O autor do relatório, Michael Greenwood, acrescentou: "Esses esquemas criam um ciclo de feedback positivo. À medida que mais países se conectam a uma rede de pagamentos instantâneos, o valor da rede aumenta; incentivando mais países a participar ."
Impulsionando o comércio internacional
O relatório prevê que, à medida que a disponibilidade de pagamentos instantâneos transfronteiriços cresce, mais empresas aproveitarão esses trilhos para aprimorar o comércio internacional. Ao alavancar essas redes, as empresas aproveitam a velocidade aprimorada de processamento de pagamentos e a disponibilidade de serviços de valor agregado, como dados de transações aprimorados, para melhorar seu fluxo de caixa.