Terceirizar diversos serviços com empresas diferentes, o chamado multisourcing, pode ser muito eficiente para as empresas, mas também se tornar uma armadilha perigosa. Estudo do Gartner aponta os três principais problemas que essa estratégia de negócios pode trazer para as companhias e as saídas mais eficientes para que as organizações possam lidar com esse tipo de operação.
Em primeiro lugar, a consultoria coloca que serviços terceirizados com fornecedores diferentes são difíceis de implantar e gerenciar, principalmente por causa da experiência e da equipe interna que exigem. O Gartner observa que o mercado de serviços de tecnologia é muito dinâmico, o que dificulta a escolha de um fornecedor eficiente.
Outro grande problema citado pela consultoria é que uma prestadora de serviços sempre promete mais do que pode oferecer, e isso pode acarretar em baixa satisfação do cliente, benefícios mal dimensionados, padrões de governança complexos e relacionamento tenso entre o fornecedor e o contratante.
Por último, aponta um problema que, na maioria das vezes, é causado pelos contratantes do serviço. O Gartner afirma que as organizações frequentemente falham, por causa da deficiência na prestação de serviços de seus fornecedores de outsourcing, em entregar as inovações prometidas inicialmente. Além disso, a consultoria observa que os contratos em geral não estão estruturados para proporcionar a flexibilidade necessária para se adaptarem as mudanças de mercado. O Gartner avalia, porém, que muitas vezes as empresas contratantes não conseguem deixam claro que tipo de inovação ou evolução esperam dos fornecedores de serviços.
Como formas de evitar essas armadilhas, o Gartner conta que os diretores de tecnologia ouvidos pelo estudo afirmaram que as empresas precisam organizar estratégias de gerenciamento internas. Frank Ridder, diretor de pesquisa da consultoria, afirma que esses problemas são constantes em empresas que não possuem uma estrutura de negócios bem definida, e por isso não conseguem administrar uma estratégia de multisourcing. A melhor saída para as companhias é alinhar todos os processos a um objetivo comum, finaliza Ridder.
- Dicas de gestão