Apesar da boa aceitação e do grande número de empresas que pretendem adotar o Windows 7, da Microsoft, a substituição das versões mais antigas do sistema operacional será um grande desafio para as empresas entre 2011 e 2012. Estudo do Gartner revela que as companhias sofrerão com falta de mão de obra especializada para migrar das versões XP e 2000 para o 7, o que deve aumentar o preço desses serviços.
Segundo a consultoria, isso fará com que as empresas tenham de readequar seus orçamentos de TI de forma a acelerar o processo de contratação de serviços de manutenção do sistema operacional.
Para que isso possa acontecer, prevê o Gartner, as companhias acabarão redirecionando a verba de outras áreas para TI e possivelmente irão atrasar a implantação de novos sistemas. Portanto, se quiserem evitar que essa situação, já ruim, se deteriore ainda mais, o vice-presidente de gerenciamento do Gartner, Charles Smulders, aconselha que as empresas sincronizem a migração para o Windows 7 com o ciclo de reposição do parque de PCs. De acordo com o analista, isso reduzirá os gastos com peças de reposição, consertos e pode até mesmo aumentar a vida útil dos computadores.
- Atualização