Os fornecedores da Apple se preparam para fabricar um novo iPad, com tela de 12,9 polegadas, cuja produção está prevista para começar no primeiro trimestre do próximo ano, segundo pessoas com conhecimento do assunto disseram à agência Bloomberg.
Atualmente, a Apple produz o iPad Air, de 9,7 polegadas, e o iPad Mini, de 7,9 polegadas, e o desenvolvimento de um iPad maior, apelidado de iPad Pro, tem como objetivo impulsionar as vendas do tablet.
O iPad é o segundo produto da empresa em termos de receita, atrás apenas do iPhone, mas as vendas caíram por dois trimestres consecutivos, em meio à falta de novos modelos e com telas maiores, que têm atraído os consumidores. A razão para essa desaceleração, segundo analistas, é que o ciclo de reposição dos tablets é mais longo que o dos smartphones — quem adquiriu um iPad só vai pensar em substituí-lo por outro mais novo depois de três ou quatro anos.
Recentemente, os fornecedores da Apple iniciaram a produção de um iPad com 9,7 polegadas mais atualizado e também foi definida a entrada em produção de uma nova versão do iPad mini, que estão previstos para chegar às lojas antes das festas natalinas, segundo pessoas familiarizadas com os planos da empresa.
A Apple também está aumentando o tamanho da tela do iPhone, segundo as mesmas fontes. A empresa realiza um evento no dia 9 de setembro, quando os novos iPhones devem ser lançados. Esses smartphones entraram em produção em julho. Os novos iPhones terão dois modelos: um com uma tela de 4,7 polegadas e outro com tela de 5,5 polegadas.
Mercado corporativo
Apesar de a Apple estar trabalhando em um iPad com tela maior, o crescimento nas vendas de tablets tem vindo dos modelos low-end, de tela menor. Isso, aliás, foi o que impulsionou o Android, do Google, a se tornar o principal sistema operacional de tablets no ano passado,com 62% de participação de mercado, segundo o Gartner. Os iPads da Apple detinham um market share de 36% no final de 2013, abaixo dos 53% registrados um ano antes, de acordo com institutos de pesquisas.
Os potenciais clientes dos iPads com tela maior, segundo os analistas, são as empresas, onde o dispositivo poderia assumir mais tarefas de um laptop tradicional. Em julho, a Apple anunciou uma parceria com a IBM, e o CEO Tim Cook disse que o objetivo do acordo era vender para as empresas, para que pudessem "ser um catalisador para o crescimento futuro do iPad".
Para o analista da consultoria IDC, Jitesh Ubrani, embora o crescimento das vendas de tablets tenha desacelerado, empresas, escolas e governos se tornarão os maiores compradores desses dispositivos móveis. Ele estima que esses grupos foram responsáveis por 16% das vendas de tablets no segundo trimestre deste ano, ante 13% um ano antes. "Nós estamos esperando tablets maiores para fazer melhor no mercado corporativo", disse Ubrani.