Copilot for Security e a revolução na segurança cibernética de empresas

0

O avanço da tecnologia sempre trouxe inúmeros benefícios operacionais e colaborativos para as empresas. Porém, não podemos deixar de mencionar que esse ecossistema também abriu portas para uma nova gama de ameaças: os ataques cibernéticos.

No Brasil, o crescimento vertiginoso deste crime tem colocado em risco a segurança das organizações. No primeiro trimestre de 2024, o número de ciberataques aumentou em 38% em comparação ao último trimestre do ano passado. Segundo o levantamento da Check Point Research, cada empresa brasileira é atacada, em média, quase 1,78 mil vezes por semana, seja por malware, ransomware, phishing, engenharia social e violações de dados.

Em paralelo a este cenário, as medidas proativas e o investimento em ferramentas e treinamento adequado para equipes têm crescido em ritmo acelerado no nosso país. Para se ter uma ideia, as empresas brasileiras eram estimadas a gastar US$ 1,3 bilhão em soluções de proteção de dados até o final do ano passado, segundo o relatório "IDC Predictions 2023".

De olho nesse novo comportamento, a Microsoft passou a apresentar o Copilot for Security, sua inteligência artificial que promete revolucionar a segurança digital das corporações. O lançamento do recurso não poderia chegar em melhor hora, pois, como aponta um relatório global da Cybersecurity Ventures, os crimes virtuais causam prejuízos de US$ 10,5 trilhões por ano, quase cinco vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023. Tudo isso devido à perda de dados críticos, interrupção de operações, danos financeiros, prejuízos à reputação da empresa e exposição a penalidades legais por violação de regulamentos de proteção ao usuário.

Pensando nisso, como exatamente o Copilot Security pretende criar uma revolução? A Microsoft tem planejado suas ações contra prejuízos, que só tendem a crescer?

Primeiro, devemos entender que o Copilot é a primeira solução de IA generativa do setor projetada para ajudar os profissionais de TI a capturar o que as outras não conseguem. Ele pode ser alimentado por dados em grande escala e possui inteligência para se defender de ameaças, incluindo mais de 78 trilhões de sinais de segurança processados diariamente.

E, sim, a Microsoft pensou em tudo: os resultados são impressionantes!

De acordo com a empresa, os profissionais de segurança foram até 22% mais rápidos em todas as suas tarefas por meio do Copilot, os iniciantes 44% mais precisos e, ao final da experiência de uso, mais de 93% dos usuários quiseram usar o recurso novamente.

Entre os diversos benefícios da ferramenta, podemos destacar os algoritmos de aprendizado de máquina e IA para a detecção de ameaças e atividades suspeitas em tempo real, a resposta imediata a incidentes cibernéticos, que permite uma reação rápida e eficiente; e a investigação de segurança, com o fornecimento de insights detalhados sobre a origem das ameaças e as melhores ações para mitigar riscos.

A integração Copilot com outras soluções da Microsoft, como Microsoft Defender e Azure Sentinel, também amplia ainda mais o seu potencial, permitindo que as empresas criem uma defesa robusta e integrada.

Diante do aumento dos ataques virtuais e prejuízos desse tipo de crime ao mercado brasileiro, o Copilot for Security é uma inovação capaz de potencializar a proteção das empresas e impulsionar o crescimento do mercado de segurança digital. Ao investir em soluções avançadas, as empresas podem fortalecer suas defesas cibernéticas, proteger seus ativos e garantir a continuidade de seus negócios virtuais.

Eduardo Mecking, Country Manager Brazil da Beyondsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.