EDS mapeia desempenho dos processadores Intel em bancos de dados

1

Estudo realizado pela Extreme Digital Solutions (EDS), em parceria com a Intel, demonstra uma otimização de 77% da performance dos bancos de dados, quando utilizado processadores da Intel em comparação com outras marcas. Pesquisa foi realizada com 130 bancos de dados de 55 clientes do setor público.

Um dos exemplos de melhoria foi observado na migração de um Tribunal de Justiça para a nuvem AWS, que envolveu a adoção de instâncias equipadas com processadores Intel Xeon. A transição contou com a mudança da infraestrutura on-premise com 144 vCPUs (unidade de processamento virtual de um servidor físico), que atendia o PJe (Processo Judicial Eletrônico), para uma solução na plataforma de nuvem da AWS com instâncias de 3ª geração Intel Xeon, resultando na utilização de apenas 16 vCPUs em produção, representando uma redução de 88,8% nas vCPUs com a família r6i na AWS.

Quanto menos vCPUs utilizadas, maior a redução de custos dos clientes, como explica Pietro Colloca Especialista de Aplicações LatAm da Intel: "Reduzir o uso de vCPUs beneficia o cliente porque diminui os custos, evita o desperdício de recursos, e pode melhorar a eficiência e o desempenho das aplicações. Em resumo, o cliente paga menos e usa os recursos de forma mais inteligente".

Estudo também analisou 1.241 servidores de 55 contratos do setor público utilizando a AWS e processadores Intel. Como resultado, os números revelaram que 48% das despesas dos clientes do setor público da EDS estão relacionadas a máquinas virtuais (VMs) ou bancos de dados (DBs). Dentro desse universo, 70% das VMs operam com processadores Intel, enquanto 79% dos bancos de dados também utilizam essa tecnologia.

As VMs equipadas com processadores Intel demonstraram uma eficiência, utilizando, em média, 45% menos vCPUs em comparação com aquelas que utilizam outros processadores.

A parceria entre a EDS e a Intel jpa conquistou mais de 80 contratos multinuvem, abrangendo as esferas Federal, Estadual e Municipal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.