A fornecedora de antivírus F-Secure está alertando os usuários de celulares com sistema operacional Symbian, sobre uma praga que pode infectar também o PC por meio dos memory cards.
O vírus é um trojam que se instala nos telefones celulares por meio de mensagens SMS, por exemplo, e chama-se Cardtrap A. Ao chegar ao celular (através do cartão de memória) ele copia dois vírus para o Windows: o Win32/Padobot Z e o Win32/Rays.
O Padobot Z, por exemplo, é copiado para o aquivo autorun.inf e infecta o PC automaticamente na conexão com o memory card. As versões mais novas do Windows, no entanto, não copiam este arquivo.
O outro vírus, o Rays, é auto-executável e ainda mais perigoso, segundo explica o diretor técnico da F-Secure, André Ferreira. A praga é copiada como System.exe, o mesmo nome de uma pasta do Windows que o usuário inadvertidamente pode clicar e infectar seu PC. Para livrar-se do incômodo é necessário contar com um antivírus atualizado no PC e, no caso dos smartphones, também nos celulares, diz Ferreira.