Para garantir informações mais ágeis e precisas, além de obter uma visão integrada do negócio, a Matec Engenharia, uma das maiores construtoras do Brasil, investiu R$ 3 milhões na implementação da solução de gestão empresarial mySAP ERP. O projeto, executado em seis meses, foi realizado pelo grupo Procwork, especializado em serviços de consultoria e integração de soluções de TI.
Com um sistema desenvolvido internamente, que atendia aproximadamente 150 usuários, a Matec buscou na solução da SAP características que correspondessem a sua visão empresarial, tais como inovação e transparência para o cliente. Responsável por grandes obras, como a construção da Villa Daslu, Shopping Anália Franco, além dos novos prédios do Ibmec e da Universidade Mackenzie, a Matec procurou no mercado uma solução que desse a oportunidade da empresa rever seus processos, além de disponibilizar um sistema sem complexidade para que cada usuário pudesse tomar suas decisões e realizar seus apontamentos com segurança.
?Como a operação da Matec cresceu a passos largos, o sistema que tínhamos internamente acompanhou sua evolução, mas chegamos a um limite de desenvolvimento que dificultava a integração entre as diversas áreas da empresa, tais como custos, planejamento, suprimentos, qualidade, financeiro, fiscal e contábil. Diante desse cenário, resolvemos optar por uma solução de ERP que fosse reconhecida mundialmente, o que nos garantiria se adequar inclusive às operações de clientes e fornecedores que já utilizam a solução da SAP?, comenta Fernanda Marfório, gerente de projeto da Matec.
O controle integrado das atividades, fornecido pelo mySAP ERP desde julho, segundo ela, passou a permitir que a própria operação da Matec executada nas obras passassem a ser otimizadas. Antes, em cada construção realizada pela empresa, era preciso manter um profissional da área financeira para realizar a planilha de medição. Na prática, esse profissional registrava a entrada das notas e dos materiais e passava as informações para a área financeira, que efetuava a baixa no saldo comprometido da obra. Ao final do processo, essa informação era transferida para a área contábil.
Com a solução da SAP, o método de verificação das informações será reestruturado de forma a garantir uma melhor eficácia do processo. A atribuição da equipe alocada na obra será somente para dar a entrada do material direto no ERP. Toda a operação fiscal será transferida para o escritório central da Matec, diminuindo o número de pessoas envolvidas na verificação e análise dos processos fiscais.
Além dos módulos de administração de materiais (MM), gestão de projetos (PS), qualidade (QM), finanças (FI), vendas e distribuição (SD) e controladoria (CO), contidos no mySAP ERP, a Matec integrou ao sistema um módulo desenvolvido internamente, denominado Matec (MT), que permite a gestão de alguns processos específicos da construção civil, além de dar acesso aos clientes ao acompanhamento de todo o controle de uma obra em construção na internet.
?Com essa facilidade, é possível disponibilizar aos clientes informações sobre custos e suprimentos, além de dados financeiros, fiscais e do cronograma da obra, que são extraídos do mySAP ERP integrado ao Primavera [principal ferramenta utilizada para o gerenciamento de projetos], o que assegura que nada será comprado, construído ou alterado sem o conhecimento do empreendedor?, finaliza Fernanda.