Maior fabricante mundial de telefones celulares, a Nokia deve anunciar na quinta-feira, 2 de outubro, o lançamento do seu primeiro aparelho com tela sensível ao toque (touchscreen), em Londres, de acordo com pessoas próximas à empresa ouvidas pela reportagem do The Wall Street Journal, que pediram para não ser identificadas.
Batizado de Tube, o celular, segundo analistas da indústria, surge como uma resposta ao lançamento do G1 da HTC, equipado com o sistema operacional Android, do Google, e ao iPhone 3G da Apple, cujas vendas começaram nesta sexta-feira, 26, no Brasil.
Segundo rumores, o Tube deverá ter GPS, conexão Wi-Fi, tela com resolução de 640×360, memória de 8 GB com cartão Secure Digital e sistema operacional Symbian S60.
A Nokia é o último dos grandes fabricantes de handsets a lançar um aparelho com tela sensível ao toque – especula-se que ele será integrado ao seu recente serviço Comes With Music. Com o Tube, ela agora entra nesse segmento de mercado, mas que já está repleto de concorrentes, como a Samsung e a LG Electronics. Isso sem falar na Motorola, que comercializa o Ming, na China, na Sony Ericsson, que tem planos de lançar um celular com tela sensível ao toque, o Xperia X1, e na Research In Motion (RIM), que trabalha no desenvolvimento de uma versão do BlackBerry com tela touchscreen.
"A Nokia está sob enorme pressão para entregar algo bom", disse Carolina Milanesi, analista do Gartner. "As pessoas estão à espera há mais de um ano por isso."