A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 27, audiência pública para discutir a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Projeto Piloto de Aliança Estratégica Pública e Privada – previstos em portaria do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, assinada em 4 de agosto.
O debate foi proposto pelos deputados Sibá Machado (PT-AC), Newton Lima (PT-SP) e Luciana Santos (PCdoB-PE). Segundo eles, o objetivo da audiência é buscar esclarecimentos sobre os planos, as metas e as estratégias da futura empresa na execução dos prepostos de fomento de inovação tecnológica.
A Embrapii buscará promover a inovação na indústria com base em um projeto piloto, para o qual foram convidados a participar o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro, vinculado ao MCT; e o Serviço Nacional da Indústria (Senai) da Bahia.
Foram convidados o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Domingos Manfredi Naveiro, o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), João Fernando Gomes de Oliveira. As informações são da Agência Câmara.