Falta de estratégia emperra avanço da mobilidade nas empresas, apontam especialistas

0

Nove entre dez empresas nos dias atuais desejam desenvolver algum projeto na área de mobilidade, porém, a grande maioria delas não têm uma estratégia definida para isso, de acordo com a CI&T, consultoria em gestão, projeto e outsourcing de aplicações. Durante workshop nesta quarta-feira, 26, no Forum Mobile+, em São Paulo, o gerente de serviços de mobilidade da companhia, Paulo Camara, chamou atenção para o fato de que as empresas precisam adotar uma estratégia pontual, tanto para gerenciar o uso de dispositivos quanto para realizar promoções ou fazer o atendimento via aplicativos móveis, e considerar o uso dos recursos da mobilidade como um meio para valorizar a marca, aumentar a receita da empresa, reduzir custos e tornar mais ágil a tomada de decisões.

A experiência do usuário deve ser considerada, mas a empresa deve priorizar suas demandas, de forma que obtenha retorno para o negócio. "Além disso, o processo para uma estratégia de mobilidade deve ser ágil também na entrega. O investimento tem de ser incremental e constante para acompanhar as mudanças do mercado e fazer sentido dentro da empresa”, comentou o consultor.

A CI&T recomenda que as companhias invistam em um centro de excelência para a mobilidade, com um time de pessoas com competências e conhecimento em negócios, TI, arquitetura, além de um respaldo executivo para a tomada de decisões. Além disso, deve-se ter uma equipe de projetos e uma outra para execução de melhorias e correção de erros.

A consultoria presta serviços para uma empresa no Brasil da área de seguros e outra nos Estados Unidos da área farmacêutica, auxiliando-as na construção de uma estratégia de mobilidade corporativa. Segundo Camara, a utilização de uma ferramenta específica de gerenciamento de dispositivos móveis dentro da empresa pode ajudar. “As ferramentas criam mecanismos para facilitar a atualização de dispositivos, mas as empresas que optarem por adotar uma devem utilizá-la da forma correta”, completou.

Portfólio de soluções

Um das questões cruciais em qualquer projeto de mobilidade é o gerenciamento de dispositivos móveis. Ciente disso, a IBM desenvolveu um amplo portfólio de ferramentas para que as empresas possam gerenciar dispositivos móveis. O especialista técnico de websphere da IBM, Glauco dos Santos Reis, destacou em palestra no Forum Mobile+ que, com as ferramentas, as empresas podem desenvolver uma estratégia mobilidade dentro de um serviço multiplataforma, ou seja, compatível com todos os sistemas operacionais, e atualizá-la constantemente de acordo com as mudanças do mercado, coletando dados tanto no ambiente corporativo quanto por meio de serviços na nuvem.

Ele explica que, no Brasil, a empresa está investindo em uma equipe específica para o desenvolvimeno das soluções e criou uma estrutura com aproximadamente 30 pessoas. “O principal objetivo das soluções é manter os dispositivos seguros inclusive quando não estão conectados”, explicou Reis, destacando que, apesar da promessa do 4G no Brasil para trazer maior velocidade de conexão, a IBM não pode depender disso para oferecer ferramentas rápidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.