Nove entre dez empresas nos dias atuais desejam desenvolver algum projeto na área de mobilidade, porém, a grande maioria delas não têm uma estratégia definida para isso, de acordo com a CI&T, consultoria em gestão, projeto e outsourcing de aplicações. Durante workshop nesta quarta-feira, 26, no Forum Mobile+, em São Paulo, o gerente de serviços de mobilidade da companhia, Paulo Camara, chamou atenção para o fato de que as empresas precisam adotar uma estratégia pontual, tanto para gerenciar o uso de dispositivos quanto para realizar promoções ou fazer o atendimento via aplicativos móveis, e considerar o uso dos recursos da mobilidade como um meio para valorizar a marca, aumentar a receita da empresa, reduzir custos e tornar mais ágil a tomada de decisões.
A experiência do usuário deve ser considerada, mas a empresa deve priorizar suas demandas, de forma que obtenha retorno para o negócio. "Além disso, o processo para uma estratégia de mobilidade deve ser ágil também na entrega. O investimento tem de ser incremental e constante para acompanhar as mudanças do mercado e fazer sentido dentro da empresa”, comentou o consultor.
A CI&T recomenda que as companhias invistam em um centro de excelência para a mobilidade, com um time de pessoas com competências e conhecimento em negócios, TI, arquitetura, além de um respaldo executivo para a tomada de decisões. Além disso, deve-se ter uma equipe de projetos e uma outra para execução de melhorias e correção de erros.
A consultoria presta serviços para uma empresa no Brasil da área de seguros e outra nos Estados Unidos da área farmacêutica, auxiliando-as na construção de uma estratégia de mobilidade corporativa. Segundo Camara, a utilização de uma ferramenta específica de gerenciamento de dispositivos móveis dentro da empresa pode ajudar. “As ferramentas criam mecanismos para facilitar a atualização de dispositivos, mas as empresas que optarem por adotar uma devem utilizá-la da forma correta”, completou.
Portfólio de soluções
Um das questões cruciais em qualquer projeto de mobilidade é o gerenciamento de dispositivos móveis. Ciente disso, a IBM desenvolveu um amplo portfólio de ferramentas para que as empresas possam gerenciar dispositivos móveis. O especialista técnico de websphere da IBM, Glauco dos Santos Reis, destacou em palestra no Forum Mobile+ que, com as ferramentas, as empresas podem desenvolver uma estratégia mobilidade dentro de um serviço multiplataforma, ou seja, compatível com todos os sistemas operacionais, e atualizá-la constantemente de acordo com as mudanças do mercado, coletando dados tanto no ambiente corporativo quanto por meio de serviços na nuvem.
Ele explica que, no Brasil, a empresa está investindo em uma equipe específica para o desenvolvimeno das soluções e criou uma estrutura com aproximadamente 30 pessoas. “O principal objetivo das soluções é manter os dispositivos seguros inclusive quando não estão conectados”, explicou Reis, destacando que, apesar da promessa do 4G no Brasil para trazer maior velocidade de conexão, a IBM não pode depender disso para oferecer ferramentas rápidas.