Após receber um aporte gigante de US$ 2 bilhões da Koch Equity Development, braço de investimento e aquisições da Koch Industrie, em novembro de 2016, a Infor mostrou em seu evento global nesta terça-feira,25, em Washington, EUA, que o investimento começa a dar resultados na expansão dos negócios mundialmente, inclusive no Brasil, permitindo acelerar o lançamento de uma série de soluções e atualizações de produtos disponíveis na nuvem.
Charles Phillips, CEO da Infor, revelou alguns dados de desempenho de empresa que cresceu 33% em vendas de SaaS, contabilizou 8.881 clientes no ambiente de nuvem, o que significa 77 milhões de usuários utilizando seus softwares. Nos últimos 12 meses, ela lançou 224 novos produtos ou releases; executou 8.112 integrações de produtos; incrementou 3.101 novas features e realizou 645 localizações de softwares nos 150 países onde atua com 17 mil funcionários.
O executivo ressaltou a importância da formação profissional para ser promover a transformação digital, uma vez que o tema principal do evento era o "Potencial Humano". A empresa promoveu o treinamento de 22 mil pessoas nos últimos 12 meses; e, através de um programa acadêmico com 30 universidades, os softwares da Infor são utilizados por 43 mil estudantes.
Segundo ele, é preciso reavaliar o sistema de ensino para atender as novas carreiras demandas pelo mercado, treinando ou retreinando as pessoas que foram impactadas pelas mudanças tecnológicas. "Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos existem 6,7 milhões de vagas em aberto, ao mesmo tempo que existem 6,3 milhões de desempregados".
Também enfatizou a importância das empregas promovem o engajamento dos seus colaboradores, pois dados de pesquisa revelam que 65% dos empregados não se sentem compromissados com as empresas, que hoje sofrem com custo de demissões da ordem de US$ bilhões. "A rede de lojas de eletroeletrônicos Best Buy fez uma avaliação que se 1% da sua força de trabalho tivesse mais engajamento isso resultaria de mais de US$ 100 mil em seu resultado financeiro", acrescentou.
A Infor e #YesWeCode anunciaram no evento o lançamento da GenOne , uma iniciativa conjunta para aumentar a diversidade da força de trabalho de tecnologia em uma geração. Esta parceria está sendo catalisada pelo CEO Infor Charles Phillips e empreendedor social e apresentador do programa de Van Jones na CNN, para recrutar, treinar e colocar talentos em Tecnologia. Os participantes dessa parceria passam por um treinamento altamente qualificado e um programa de suporte baseado em funções em menos de quatro meses, com o objetivo de colocá-los em funções bem pagas em todo o ecossistema tecnológico.
"A tecnologia está mudando a maneira como os humanos vivem, trabalham e interagem, e a inovação só vai acelerar. Empresas como a Infor podem ajudar a definir o futuro do trabalho e desenvolver talentos para a nova economia. Para atender às necessidades da indústria e da economia, precisamos incluir todas as comunidades", disse Phillips. "Na Infor, valorizamos a diversidade e acreditamos no potencial humano. Estamos orgulhosos de fazer parceria com a #YesWeCode para lançar a iniciativa GenOne com o objetivo de armar os jovens de hoje com as habilidades necessárias para serem os líderes tecnológicos de amanhã."
Lançamentos
A Infor fez vários anúncios de atualizações de produtos para nuvem; novas soluções como o assistente pessoal baseado no projeto de Inteligência Artificial Coleman, que deverá estar disponível o começo do ano que vem; o Infor Go, plataforma que será executada em dispositivos iOS e Android, com suporte a SSO (single sign-on) e acesso baseado em funções aos aplicativos ERP, HCM, CRM e de gerenciamento financeiro da Infor, bem como os aplicativos proprietários baseados em nuvem que os clientes desenvolvem com o framework de desenvolvimento Mongoose da Infor.
A IA Coleman (batizado com o nome da matemática Katherine Coleman Johnson, cujo trabalho na NASA ajudou o homem a pousar na lua) estará disponível para vários produtos da Infor, incluindo quaisquer produtos que sejam executados na plataforma Infor OS (serviço operacional), que a Infor chama de "base do Infor CloudSuite".
No entanto, um primeiro produto está disponível para o mercado. O assistente digital que usa processamento conversacional de UX e linguagem natural – com domínio profundo e conhecimento do setor – para conversar, ouvir, conversar e, no futuro, espera-se que ele analise imagens para ajudar as pessoas a trabalhar com mais eficiência.
O Assistente Digital Infor Coleman pode ajudar a maximizar o potencial de trabalho humano, fornecendo insights inteligentes para ajudar os usuários a tomar decisões; fazer tarefas repetitivas e de baixo valor; oferecer uma melhor experiência ao usuário com interações mais eficientes.
A Grimco Canada, um distribuidor com mais de 50 locais em toda a América do Norte, pode determinar rapidamente se tem um produto em estoque em Toronto ou se tem o produto 'z' em estoque em Montreal, por exemplo, obtendo as informações rapidamente com um comando de voz em um assistente digital Alexa conectado ao sistema de estoque. Segundo a pesquisa da McKinsey & Company, o trabalhador médio de interação gasta quase 20% de seu tempo procurando informações ou rastreando colegas para obter ajuda com tarefas específicas, dados, automatizar processos repetitivos.
O Infor Coleman Digital Assistant também deverá ser integrado ao Amazon Alexa for Business – que fornece ferramentas para gerenciar dispositivos Alexa, inscrever usuários e configurar habilidades com segurança adicional nesses dispositivos – até o final de 2018.
Outro anuncio foi o Infor IoT, que fornece a ingestão de dados do sensor de IoT, de forma segura e em escala, de qualquer lugar. Os dados do sensor da IoT são sincronizados com as informações do Infor EAM Asset, trazendo um contexto mais profundo através da combinação de dados da IoT e dados transacionais de ativos e fornecendo melhor detecção de exceções, fluxos de trabalho, relatórios, análise de dados e inteligência artificial.
O Infor IoT é integrado com o Amazon Web Services (AWS) IoT. Além disso, as análises de IoT são fornecidas via Birst, uma plataforma baseada na nuvem de próxima geração para business intelligence em rede. Com Birst, as empresas podem agregar dados de centenas de milhares de dispositivos IoT e modelá-los em estruturas métricas consistentes. Isso permite rastrear, analisar e melhorar a eficiência operacional, com segurança e conformidade dos dados, eficácia das vendas e marketing.
*Claudiney Santos viajou a Washington a convite da empresa.