Um novo estudo da Accenture revela que apenas 36% das empresas se dizem "muito satisfeitas" com a capacidade de suas redes corporativas para atender suas necessidades de negócio, mesmo com a adoção de novas tecnologias digitais, como internet das coisas/edge computing (77% das empresas entrevistadas), big data/analytics (83%) e experiência digital do cliente (78%). O dado revela que 64% das empresas acreditam que suas redes podem ser melhoradas.
Com base em uma pesquisa global com 300 executivos sênior de TI e negócios de grandes empresas, o relatório "Network Readiness Survey: sua empresa está pronta para o futuro conectado?" mostra que menos de 40% dos entrevistados se dizem "muito satisfeitos" com sua capacidade geral (36%) e largura de banda (38%). Metade ou menos disseram estar "muito satisfeitos" com o desempenho de suas redes (43%), segurança (50%) e confiabilidade (50%).
Além disso, esses percentuais permanecem os mesmos quando consideramos a habilidade das redes para atender as necessidades de negócio dentro de 18 a 24 meses. Menos da metade dos entrevistados (43%) respondeu que suas redes estão totalmente compatíveis com tecnologias digitais e computação em nuvem.
O relatório indica a "falta de alinhamento entre TI e as necessidades de negócio", com 48% das respostas, como o maior obstáculo para manter as redes corporativas em sintonia com as demandas das empresas. O segundo maior obstáculo citado foram as "complexidades inerentes entre os requisitos de negócio e as necessidades operacionais" (45%) e o terceiro foram as "demandas por largura de banda, performance e outros aspectos técnicos ultrapassando a habilidade de entrega (45%).
A aparente falta de alinhamento entre TI e áreas de negócios é suportado pela disparidade na percepção dos obstáculos quando as respostas são discriminadas por cargo (por exemplo, CIO/CTO, Diretores/VPs de Infraestrutura/Rede e EVP/VP de Linha de Negócios). Nenhum problema isolado aparece entre os três maiores obstáculos citados pelos entrevistados de todas as categorias de trabalho. De fato, cada cargo reconhece um obstáculo diferente como o maior desafio a ser superado.
Essa disparidade de opiniões também é aparente quando decisões estratégicas de infraestrutura de rede são tomadas em colaboração entre a TI e áreas de negócios. No geral, menos da metade dos entrevistados disse que o processo foi "sempre colaborativo". Por outro lado, CIOs/CTOs tendem a perceber um nível maior de colaboração, com 58% deles respondendo que o processo foi "sempre colaborativo", comparado a 45% dos executivos de negócios e apenas 28% dos seus subordinados imediatos.
"As necessidades de negócios não estão acompanhando a habilidade da TI para entregar os serviços necessários. Nossa pesquisa mostra que as organizações têm um esforço maior a ser feito para garantir que as limitações de suas redes não as impeçam de alcançar os seus objetivos de negócios. Os líderes de TI e de negócios precisam colaborar mais ao tomar decisões sobre as redes corporativas", afirma Prasad Sankaran, diretor sênior e líder global de inteligência em infraestrutura e nuvem na Accenture.
"Nossos clientes devem estar prontos para o futuro em meio ao escalonamento de custos, infraestruturas herdadas e exigências de compliance. Dar suporte a novos serviços digitais com redes previamente existentes exige uma estratégia clara para aumentar capacidade, implementar novas tecnologias e manter um gerenciamento eficiente. Trata-se de adotar um planejamento abrangente de infraestrutura em nuvem voltado à inovação", complementa Sankaran.
O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Cisco Systems seguindo dois relatórios recentemente publicados, intitulados "Long Live the Network: The Rise of Network Automation" e "Are You Going Digital Without a Net?".