A Uber apresentou nesta quinta-feira, 26, em um evento global realizado nos Estados Unidos, sua visão estratégica para a próxima geração do aplicativo, que pretende oferecer aos usuários uma nova maneira de descobrir, acessar e experimentar o crescente número de serviços disponíveis na plataforma da empresa.
A nova interface do app vai integrar os produtos existentes e exibir ao usuário, já na tela inicial, solicitações de viagem e pedidos de Uber Eats lado a lado com outras opções, para que ele possa escolher o que quiser.
A nova versão do aplicativo será lançada em cidades de nove países onde a Uber está presente, inclusive no Brasil. O novo app chegará para os usuários brasileiros ao longo das próximas semanas.
"A Uber começou com viagens de carro, mas crescemos e passamos a oferecer desde entrega de refeições a bicicletas e patinetes elétricos e até integramos o transporte público ao aplicativo. Agora queremos tornar a Uber o sistema operacional do seu dia a dia: seja a forma como queira se deslocar, seja o serviço que você precisar, queremos que o app da Uber seja o que você vai abrir", afirmou o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi.
Transporte público
Outra novidade apresentada no evento foi a expansão da integração com transporte público no aplicativo da Uber para mais países. O recurso já está disponível há alguns meses em cidades como Londres, Sydney e Chicago. Nesta quinta-feira, começa em Paris, Cidade do México e São Francisco, e chegará nos próximos meses em mais sete cidades, incluindo São Paulo.
O serviço exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô ou trens direto no aplicativo da Uber, permitindo que o usuário compare as opções disponíveis e planeje viagens completas ou parciais utilizando transporte público, com instruções passo a passo e itinerários em tempo real fornecidos por empresas especializadas.
Em Denver, nos Estados Unidos, a integração deu mais um passo e os usuários já podem comprar a passagem direto no app da Uber, sem ter que enfrentar filas ou ter dinheiro trocado antes de entrar no ônibus.
O anúncio do recurso em São Paulo reforça a estratégia da Uber de adicionar mais serviços à sua plataforma, incluindo novas opções de mobilidade. As informações de transporte público no app vão aparecer para os usuários na cidade aos poucos, ao longo das próximas semanas.
"Em muitos casos, o transporte público pode ser a opção mais rápida e barata para se locomover. Por isso, continuaremos trabalhando com as cidades para facilitar ainda mais essas viagens. Seja fornecendo informações no app, permitindo a compra de passagens ou firmando novas parcerias, estamos entusiasmados em trabalhar para fortalecer o transporte público e ajudar a reduzir a dependência das pessoas de possuir um carro particular", afirmou no evento David Reich, diretor global de Uber Transit.
Recurso para alertar motoristas e usuários sobre a presença de ciclistas
A Uber também anunciou a chegada no Brasil de um novo recurso que busca incentivar práticas que aumentam a segurança dos ciclistas nas ruas. O objetivo é orientar quem está realizando uma viagem de Uber a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro no momento do embarque. Além disso, se estiver em uma viagem que termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa, o aplicativo enviará uma notificação no final do percurso, orientando que o usuário redobre a atenção ao sair do carro.
O projeto, que inicialmente está sendo implementado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, já está em teste e vai ser aprimorado de acordo com a opinião de motoristas parceiros, usuários e ciclistas.
O novo recurso utiliza dados públicos de mapeamento para identificar onde existem ciclovias, ciclofaixas e ruas com tráfego compartilhado entre carros e bicicletas, e foi desenvolvido em parceria com especialistas em segurança viária e ciclomobilidade.
Além dos alertas para os usuários, os motoristas parceiros também vão receber comunicados com informações sobre as regras de trânsito que proíbem parar ou estacionar em vias exclusivas para bicicletas. A ideia é incentivá-los a procurar locais seguros para estacionar ao realizar o embarque e desembarque de passageiros.
"Segurança é uma prioridade para a Uber. As cidades estão aderindo a novos meios de transporte, aumentando as possibilidades e os desafios no trânsito. Estamos investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para reduzir os riscos na mobilidade urbana como um todo", afirmou Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.
Ferramenta que reduz uso de utensílios descartáveis
O Uber Eats foi o primeiro aplicativo de intermediação digital entre restaurantes e usuários no Brasil e na América Latina a se unir ao movimento de consumo sustentável. O aplicativo lançou, em fevereiro, um recurso que permite aos usuários dispensarem o recebimento de talheres descartáveis, guardanapos e canudos nos pedidos realizados em restaurantes que toparam participar do projeto piloto. A partir de outubro, a iniciativa será estendida para todos os empreendimentos cadastrados na plataforma, em todo o mundo.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, durante evento da empresa nos Estados Unidos, que também apresentou ao público outras inovações e novos produtos que a Uber estará adicionando à sua plataforma global no futuro. Em paralelo, o Uber Eats anunciou também que vai implementar uma funcionalidade para que as pessoas com alergias ou restrições alimentares possam fazer pedidos de uma forma mais simples pelo Uber Eats.
O recurso chegou primeiro ao Brasil e ao Chile e, após a experiência bem sucedida, com 93,7% dos restaurantes participantes no país extremamente satisfeitos, o recurso será lançado nos outros locais onde o app está. No Brasil, mais de 700 estabelecimentos escolheram participar do projeto e aceitar o desafio, em fevereiro. A opção permite que os restaurantes reduzam seu impacto no meio ambiente, bem como os custos operacionais relacionados à compra de itens descartáveis para entregas.
"Muitos usuários estão pedindo comida para casa ou escritório, onde já existem utensílios. Os utensílios de uso único são um risco ambiental que podemos ajudar a amenizar em escala. Estamos comprometidos em aproveitar esta oportunidade para diminuir esse desperdício excessivo e reduzir 50% dos pedidos de utensílios plásticos em toda a região. Grandes mudanças vêm de inúmeras ações pequenas como essa. Mas, por fim, esse desafio exige o envolvimento de várias partes interessadas na sociedade, incluindo cidadãos, governos, organizações comunitárias, empresas e fabricantes ", declara Eduardo Donnelly, gerente geral regional do Uber Eats na América Latina.
Mais de 200 mil canudinhos e conjuntos de talheres plásticos deixaram de ser utilizados pelos usuários do Uber Eats no Brasil nos dois primeiros meses do teste, enquanto 76,7% dos restaurantes participantes conseguiram reduzir os custos relacionados à compra de utensílios plásticos para entrega. Só a rede KFC, declarou uma economia de R$ 30 mil por mês com talheres.
De acordo com o relatório "What a Waste" de 2018, do Banco Mundial, o mundo gera 2,01 bilhões de toneladas de resíduos anualmente, enquanto 231 milhões de toneladas são produzidas na América Latina e no Caribe. Plástico, papel, papelão, metal e vidro representam 38% dos resíduos em nossa região.
"Nós acreditamos que, nos próximos anos, o ecossistema de entrega de comida vai se tornar mais e mais eficiente, tornando-se capaz de atender pessoas com diferentes necessidades em todos os momentos. O delivery de comida tem tudo para ser usado uma, duas, três vezes em um mesmo dia, como acontece com a Uber. Reduzir a quantidade de plásticos envolvidos no processo é mais do que a coisa certa a se fazer: é uma necessidade", acrescentou Donnelly.