O público que passou pela Cidade do Rock nos sete dias de Rock in Rio Brasil 2024 movimentou R$ 72,8 milhões em compras, em cerca de 2,1 milhões transações, registrando crescimento em relação à última edição do festival. Os dados são do Itaú Unibanco, patrocinador master do Rock in Rio Brasil 2024 e meio de pagamento oficial, por meio da Rede, sua operação de adquirência.
De acordo com o balanço da operação, houve alta de 56,7% no número de compras realizadas e de 19,3% no total gasto durante esta edição. O dia em que os visitantes mais gastaram foi o primeiro sábado (14), que teve a banda Imagine Dragons como headliner, seguida de perto pela última sexta (20), quando Katy Perry foi a principal atração.
Este ano, 2.200 laranjinhas – as maquininhas do Itaú – operaram simultaneamente nos sete dias de shows, na maior operação já montada para o festival. Foram 80 pontos fixos de venda – incluindo alimentação, bebidas, produtos dos patrocinadores e itens oficiais do festival – e 820 ambulantes circulando pelo espaço.
Consumo na cidade extrapola o festival
Os dados da Rede ainda apontam que a cidade do Rio de Janeiro teve alta de 24% no faturamento do comércio da cidade nos dias de shows. O crescimento foi constatado ao analisar as transações realizadas nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024 – datas em que aconteceram as apresentações na Cidade do Rock – na comparação com o mesmo período do ano passado (15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2023).
Considerando o número de compras realizadas, a alta foi de 40%. Entre os setores que tiveram destaque no desempenho positivo estão os relacionados à alimentação, com liderados pelos fast-foods, com alta de 86,3% no faturamento, lanchonetes e cafés, com 28,9%, e padarias, com 27,8%. Já os hotéis registraram avanço de 30,7%.
"Eventos como o Rock in Rio sempre apresentam um potencial positivo de faturamento para o comércio, tanto por atraírem turistas quanto por movimentarem a própria população da cidade. Apesar de esperado, esses números são muito positivos, e reforçam o papel do Itaú e da Rede de proporcionarem as melhores ferramentas e tecnologias de vendas para as empresas, permitindo que elas façam proveito de todo esse potencial", afirma Marrone.
Na comparação com a edição de 2022 do festival a Rede registrou uma alta de 23% no faturamento na cidade do Rio em 2024 (comparando as datas deste ano com os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022). Nesta análise, os mesmos setores têm destaque, hotéis, com alta de 30,5%, lanchonetes e cafés, com 37,6% e padarias com incremento de 35,5%.
O Itaú Unibanco é patrocinador máster do festival, e a Rede o meio de pagamento oficial na Cidade do Rock. Em 2024, o festival festejou 40 anos de história.