A Neoenergia inaugurou o Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade – Multiprotocolos. O espaço é fruto de um projeto do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e realizado em parceria com o Lactec.
O setor elétrico nacional agora conta com um centro de excelência dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia, desempenhando um papel fundamental para garantir uma comunicação padronizada entre equipamentos de diversos fabricantes.
"A entrega desse projeto simboliza nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções padronizadas e competitivas. A interoperabilidade de comunicação fortalece a expansão eficiente das redes inteligentes no Brasil. Continuaremos investindo em soluções que transformem o setor e garantam uma maior qualidade de serviço para nossos clientes", afirma o diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Heron Fontana.
O novo laboratório, localizado no Lactec em Curitiba (PR), é um ambiente especializado de testes que opera sob as especificações Wi-SUN/FAN – tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade – e PLC/Prime, projetado especificamente para transmissão dos dados dos medidores inteligentes através da rede elétrica.
"O laboratório contribui para impulsionar a inovação tecnológica com foco na expansão das redes elétricas inteligentes", destaca José Brito gerente de P&D da Neoenergia.
PDI
O PDI da Neoenergia funciona como um hub de inovação em rede. Nele participam 27 empresas das quais cinco são distribuidoras, cinco são geradoras e 17 transmissoras. Os projetos desenvolvidos no âmbito do PDI Neoenergia reuniram, nos últimos anos, mais de 1.400 pesquisadores e mais de 70 parceiros tecnológicos entre institutos de ciência e tecnologia, universidades, indústrias, startups e empresas de base tecnológica.