A brasileira Amazon PC vai fabricar o microcomputador popular PC-1 no país a partir da tecnologia de processadores da tailandesa VIA Technologies, fabricante de processadores, chips e soluções para PCs.
A partir de dezembro as máquinas saem direto da Zona Franca de Manaus para as prateleiras das grandes lojas do setor. O PC-1 tem processador PC-1500, montado em plataformas no formato Mini-ITX, com dimensões reduzidas, com vídeo, áudio e rede integrados. O equipamento também possui 128 MB de memória, unidade de CDRW, 40 GB de disco rígido e sistema operacional Linux a um custo de R$ 599.
Para o presidente da Amazon PC, Carlos Diniz a produção dos PCs populares eleva a competitividade da empresa e movimenta o mercado. ?A Amazon espera produzir em 2007 cerca de meio milhão de máquinas entre o PC-1, desktops e notebooks.? Segundo ele, as placas serão produzidas pela MCD Componentes ? subsidiária da Amazon ? com os processadores C3 e C7, e a produção será feita sob o regime de benefícios fiscais do PPB (Processo Produtivo Básico).
Segundo Carlos Kato, diretor comercial da VIA Technologies no país, o Brasil será o primeiro país a fabricar a linha de computadores além da China. A estratégia da companhia é manter o Brasil como principal provedor de equipamentos e insumos ao Mercosul. Esse padrão de custo, além da qualidade tecnológica, tem feito o sucesso do PC-1 em economias emergentes como Índia e China.
O produto é voltado a usuários iniciantes, empresas ou telecentros. O PC-1, segundo Kato, apresenta também como diferencial um menor consumo de energia, pois gera menos calor nas placas-mãe. A produção mundial deve chegar a 1 milhão de unidades, e no Brasil a Amazon PC prevê uma produção de 250 mil micros PC-1 para 2007.