A Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil, fechou o primeiro semestre de 2006 com faturamento de R$ 94 milhões, que representam um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2005. A ampliação da receita proveniente de serviços de outsourcing de impressão foi responsável por 45% do faturamento direto da companhia. Os 55% restantes são provenientes da vendas de equipamentos para as 110 revendas da companhia.
Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress, explica que hoje as revendas têm uma receita composta de 80% de serviços e 20% de vendas. ?Se levarmos este fato em consideração, chegamos a um índice próximo de 90% da receita provenientes de serviços.?
O executivo aponta o amadurecimento do mercado corporativo em relação ao outsourcing de impressão como um dos principais fatores de crescimento da companhia. Ele explica que cada vez mais o mercado enxerga o outsourcing não somente como um fator de redução de custos, mas sim como um modelo de gestão que garante o foco dos seus recursos humanos naquilo que realmente agrega valor ao negócio. ?Sem dúvida estamos vivendo um momento de acomodação do mercado, até mesmo uma inversão de prioridades, com as empresas buscando um fornecedor que possa oferecer o melhor leque de serviços agregados ao outsourcing, seguido de um custo interessante, é claro.?
A Simpress investiu R$ 1 milhão em um novo Centro de Distribuição, dentre equipamentos, infra-estrutura e verticalização. ?Esse investimento nos coloca em um novo patamar de competitividade, uma vez que poderemos praticar SLAs mais agressivos, em função da agilidade que passamos a obter na distribuição?, afirma Danesi. ?Com o controle da operação, conseguiremos reduzir significativamente o tempo na entrega de materiais para nossas clientes em todo país, atendendo rapidamente às mais diversas demandas, maximizando os processos e garantindo o diferencial qualitativo de nossos serviços?, conclui o executivo. ?Antes do centro, o tempo de entrega chegava até três dias, entre internar, armazenar e liberar o faturamento. Hoje, leva apenas uma hora.?
A empresa também investiu R$ 1 milhão na remodelação do sistema interno de gestão. Além disso, a Simpress investiu, em 2006, no desenvolvimento de programas de treinamento à distância que além de reduzir custos para a revenda acelerou o processo de capacitação do canal.
O desenvolvimento da suíte de gestão, que deve entrar em testes este mês e permitirá ao cliente o acompanhamento via web de todos os aspectos da operação de outsourcing e a certificação de canais, que amplia o número de revendas com alta capacitação para a oferta de outsourcing. Juntos, estes três programas receberem investimentos da ordem de R$ 600 mil.