A fabricante sul-coreana de painéis de cristal líquido (LCD) LG Display, empresa do grupo LG Electronics, anunciou que vai criar uma joint venture para construir uma fábrica de telas de LCD de oitava geração, avaliada em US$ 4 bilhões, na cidade de Guangzhou, na China. A previsão é que o início da produção em massa das telas ocorra em 2012. A LG Display também tem planos de construir uma fábrica de telas de cristal líquido de 11º geração, logo após a construção de outra fábrica de LCD de geração 8,5 na China continental.
As vendas de TVs de LCD no mercado mundial superaram a marca das 100 milhões de unidades em 2008, totalizando 112 milhões de unidades. Devido ao rápido crescimento das vendas, espera-se que o número aumente ainda mais, de 132 milhões neste ano para 219 milhões em 2013, superando as previsões do começo do ano, que eram de 120 milhões de unidades. "As TVs de LCD, que no ano passado venderam mais do que qualquer outro aparelho de televisão, incluindo PDP e CRT, vão dominar o cenário mundial em 2013 e representarão 85% de todas as vendas de TV", disse Bang-Soo Lee, chefe de Relações Públicas da LG Display. "A tecnologia IPS também ajuda a alavancar a qualidade e superioridade dos painéis de LCD e gera o maior valor possível tanto para os clientes quanto para os acionistas e funcionários da empresa" – a tecnologia IPS exibe imagens notavelmente claras e nítidas, com alta definição e sem nenhum borrão ou alteração de cor, independente do ângulo de visão.
Pesquisa da DisplaySearch revela que a China poderá deter até 20% do mercado mundial de TVs de LCD em 2011. Em 2008, o país já era o segundo maior consumidor de LCD do mundo, representando 13% do mercado mundial, ultrapassando a Europa Ocidental e perdendo apenas para a América do Norte. Os executivos da LG Display já declararam que a grande maioria das novas linhas de LCD será fabricada na China nos próximos anos.
A LG Display registrou um lucro líquido de 559 bilhões de wons (o equivalente a US$ 470 milhões) no terceiro trimestre deste ano. O faturamento líquido da empresa no terceiro trimestre foi quase o dobro do faturamento obtido no mesmo período do ano passado. A margem operacional aumentou para 904 bilhões de wons (US$ 760 milhões) e as vendas aumentaram para 5,97 trilhões wons (US$ 50 bilhões) no trimestre.
- Nova fábrica