As redes sociais vêm sendo usadas cada vez mais nos locais de trabalho pelos empregados brasileiros que utilizam a tecnologia no seu dia-a-dia – os chamados iWorkers, segundo uma pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI” no Brasil – uso de dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho. O levantamento aponta um aumento nos acessos às redes sociais no país, se comparados os dados da mesma pesquisa feita em 2010.
Os resultados indicam que 34% dos brasileiros entrevistados afirmam utilizar o Facebook no trabalho, ante 16% dos consultados no ano passado. O Brasil também lidera a lista dos países em que os funcionários acessam o site de relacionamentos ao menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais: 58,8% dos brasileiros entrevistados disseram navegar no Facebook com essa frequência. Para efeito de comparação, na Inglaterra, 44,3% informaram acessar o site ao menos uma vez por dia, enquanto na França 35,9% costumam fazer o mesmo.
O Brasil também é o país com mais profissionais com perfil no Facebook ou no MySpace. Na amostra, 19,7% dos brasileiros consultados afirmaram ter uma página em ou no outro serviço. Nos Estados Unidos, apenas 7,2% dos entrevistados afirmaram possuir uma página utilizada para fins corporativos no Facebook ou no MySpace. O Linkedin também apresentou aumento nos acessos no país. Em 2010, 28% dos brasileiros consultados disseram utilizar o site, enquanto neste ano esse número subiu para 35%.
Apesar de não ter tido um crescimento tão expressivo no Brasil, o Twitter – que em 2010 era acessado, para uso pessoal e profissional, por 23% dos brasileiros entrevistados e em 2011 é utilizado por 25% dos consultados – é mais usado do que nos outros oito países onde a pesquisa foi realizada. Na edição de 2011, 37% dos brasileiros consultados disseram navegar no microblog pelo menos uma vez por dia. O segundo país do ranking que aponta essa prática é a Austrália, onde 13,3% dos entrevistados afirmaram acessar o Twitter pelo menos um uma vez ao dia.
O estudo ouviu 306 iWorkers no país, todos eles residentes nas principais cidades do Brasil.
A pesquisa também ouviu a opinião de 101 executivos de diversas organizações localizadas no Brasil. Eles acreditam que haverá um ligeiro aumento no uso de mídias sociais no país no próximo ano. Para eles, o Facebook crescerá cerca de 36% em 2012 e o Linkedin será 33% mais utilizado nos próximos 12 meses.