Uso de redes sociais no trabalho tem crescimento expressivo no Brasil

0

As redes sociais vêm sendo usadas cada vez mais nos locais de trabalho pelos empregados brasileiros que utilizam a tecnologia no seu dia-a-dia – os chamados iWorkers, segundo uma pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI” no Brasil – uso de dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho. O levantamento aponta um aumento nos acessos às redes sociais no país, se comparados os dados da mesma pesquisa feita em 2010.

Os resultados indicam que 34% dos brasileiros entrevistados afirmam utilizar o Facebook no trabalho, ante 16% dos consultados no ano passado. O Brasil também lidera a lista dos países em que os funcionários acessam o site de relacionamentos ao menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais: 58,8% dos brasileiros entrevistados disseram navegar no Facebook com essa frequência. Para efeito de comparação, na Inglaterra, 44,3% informaram acessar o site ao menos uma vez por dia, enquanto na França 35,9% costumam fazer o mesmo.

O Brasil também é o país com mais profissionais com perfil no Facebook ou no MySpace. Na amostra, 19,7% dos brasileiros consultados afirmaram ter uma página em ou no outro serviço. Nos Estados Unidos, apenas 7,2% dos entrevistados afirmaram possuir uma página utilizada para fins corporativos no Facebook ou no MySpace. O Linkedin também apresentou aumento nos acessos no país. Em 2010, 28% dos brasileiros consultados disseram utilizar o site, enquanto neste ano esse número subiu para 35%.

Apesar de não ter tido um crescimento tão expressivo no Brasil, o Twitter – que em 2010 era acessado, para uso pessoal e profissional, por 23% dos brasileiros entrevistados e em 2011 é utilizado por 25% dos consultados – é mais usado do que nos outros oito países onde a pesquisa foi realizada. Na edição de 2011, 37% dos brasileiros consultados disseram navegar no microblog pelo menos uma vez por dia. O segundo país do ranking que aponta essa prática é a Austrália, onde 13,3% dos entrevistados afirmaram acessar o Twitter pelo menos um uma vez ao dia.

O estudo ouviu 306 iWorkers no país, todos eles residentes nas principais cidades do Brasil.

A pesquisa também ouviu a opinião de 101 executivos de diversas organizações localizadas no Brasil. Eles acreditam que haverá um ligeiro aumento no uso de mídias sociais no país no próximo ano. Para eles, o Facebook crescerá cerca de 36% em 2012 e o Linkedin será 33% mais utilizado nos próximos 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.