Com 29 anos de atuação no mercado de distribuição de produtos enterprise de TIC, a Agora Telecom, o principal parceiro de negócios da Huawei no país, tem planos ousados de crescimento, com o objetivo de estar pronta para um IPO até 2025. A empresa já se capitalizou no ano passado com a emissão de debentures, que permitem a continuidade da trajetória de crescimento e investimento da companhia.
Severino Sanches, presidente na AGORA Telecom, destaca sua forte atuação em todo o Brasil, com mais de 200 revendas, que são atendidas com agilidade (até 48 horas) devido à alta capacidade de armazenagem e uma operação de logística com centros de distribuição em São Paulo, Vitória (ES), Shenzhen na China e Miami nos Estados Unidos.
O portfólio da Agora é focado para atender a demanda por tecnologias convergentes, equipamentos/sistemas de rádios convencionais e digitais; extensa linha de acessórios; partes e peças; soluções de redes sem fio (outdoor/indoor); rádio-modem para automação remota; telefonia IP; equipamentos para radiofrequência; sistema de treinamento virtual para segurança e outras tecnologias.
Com um time de especialistas certificados, é o maior distribuidor Huawei América Latina, além de marcas mundialmente reconhecidas como Motorola, Assa Abloy e Hikvision. No total tem mais de 15 fabricantes de tecnologia parceiros.
A Agora é a responsável pela introdução no mercado brasileiro dos dispositivos Wi-Fi 6 da Huawei, que ganha destaque por prover maior inteligência na qualidade do tráfego simultâneo entre os dispositivos conectados, podendo chegar a 10 Gbps de velocidade. Com oito antenas de transmissão e resfriamento a líquido dos pontos de acesso, o produto permite a integração das tecnologias de IoT com o Wi-Fi 6, que pode ser feita por meio de porta USB, slot RFDI ou chip embarcado. Além disso, a linha AirEngine Wi-Fi 6 é compatível com a plataforma Huawei CloudCampus, que possibilita o gerenciamento em massa dos pontos de acesso, garantindo monitoramento proativo e controle de acesso dos dispositivos que se conectam à rede,
Sanches também destaca que nesse quase 30 de experiência a empresa se estruturou para atender do mercado, com automação e processos e adoção de ferramentas como de gestão de vendas da Saleforce.
Outro investimento relevante foi na área de Engenharia, com estruturação de projetos, desenvolvimento de programas de treinamento e certificações e capacitação de profissionais. "Essa capacidade dos profissionais do setor vai ser a base de uma nova área de negócios da Agora Telecom que é de serviços e treinamento profissionais", diz Sanches.