Anatel destina 120 MHz para o 5G na faixa de 4,9 GHz

0

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 26, a destinação de mais 120 MHz de espectro para o setor móvel na faixa de 4,9 GHz. A faixa de radiofrequências de 4.830 MHz a 4.950 MHz foi destinada para a prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e do Serviço Limitado Privado (SLP), em caráter primário e sem exclusividade.

Com isso, a Anatel incrementa a quantidade de espectro para o Serviço Móvel Pessoal – SMP na faixa de frequências entre 1 GHz e 6 GHz, as chamadas mid-bands, que passa dos atuais 1060 MHz para 1180 MHz, contribuindo para o aumento de capacidade e desempenho do 5G no Brasil.

Segundo o relator da matéria, o conselheiro Moisés Moreira, ainda não há previsão para realizar a Licitação da faixa de 4,9 GHz. No entanto, foi dado o primeiro passo nesse sentido, que é definir o arranjo de frequência e as condições de uso dessa faixa. A nova faixa trará mais competição ao setor, que, por sua vez, pode gerar ganhos de eficiência e redução de preços ao consumidor.

A faixa de 4,9 GHz é, atualmente, utilizada por radioenlaces ponto-a-ponto e por sistemas de Segurança Pública e Defesa Civil. Para que fosse possível destinar os 120 MHz ao 5G, foi necessário reduzir os canais disponíveis para utilização dos sistemas ponto-a-ponto nessa faixa de cinco para três canais, além de uma redução de 40 MHz na faixa utilizada pela Segurança Pública e Defesa Civil. Os sistemas afetados terão até 6 de setembro de 2028 para se adaptar às alterações.

A figura ilustra as alterações realizadas na faixa de 4,9 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.