De acordo com o 2023 Global Cyber Confidence Index, 83% das empresas vítimas de ataques cibernéticos pagaram um resgate pelo menos uma vez. Diante deste contexto, a Online Data Cloud, consultoria de TI de Cloud Computing, desenvolveu o Vigilant.
A solução utiliza inteligência artificial (IA) por meio de machine learning para observar comportamentos suspeitos no ambiente e isolar ações de invasão com o objetivo de ajudar empresas a identificarem ameaças cibernéticas, que normalmente não são notadas. Entre os principais players do mercado, a Hitachi Vantara, subsidiária de infraestrutura, gerenciamento de dados e soluções digitais da Hitachi , foi selecionada para ser a fornecedora de infraestrutura para suportar essa tecnologia.
A partir da identificação de uma atividade suspeita, o processo acontece sem intervenção humana nas redes, gerando logs (registros) enviados para o data center da Online Data Cloud com a infraestrutura de armazenamento da Hitachi Vantara e processa as informações em tempo real.
A ferramenta fornece também permite que os clientes possam ver os registros de todas as ações captadas e bloqueadas. Com a parceria da Hitachi Vantara, a performance se tornou cinco vezes mais rápida, tendo uma janela máxima de apenas 1 minuto para receber o log e gerar a resposta.
As primeiras versões do Vigilant utilizavam modelos mecânicos com tempo de processamento mais lento. Como a solução precisa identificar e gerar respostas em tempo real, foi necessário incluir uma plataforma de armazenamento atualizada para contribuir com o processamento otimizado dos dados.