A Associação das Empresas Brasileira de Tecnologia da Informação, Software e Internet de São Paulo (Assespro-SP) e a Agência Internacional de Cooperação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da Coréia (KIICA – Korea ICT International Cooperation Agency) assinaram na última quarta-feira, 21, um acordo de cooperação. O objetivo é facilitar os contatos entre empresas brasileiras e coreanas, que buscam negócios nos dois países.
Entre as medidas concretas já anunciadas está a organização de uma missão comercial de empresas brasileiras de TI para a Coréia em outubro de 2008. A parceria entres os países impulsionará a exportação de serviços de software do Brasil para as empresas coreanas.
Segundo informações da KIICA, em 2006, as exportações da Coréia no setor de TIC somaram US$ 112,5 bilhões. Para o Brasil, o total exportado foi de US$ 1,9 bilhão, ou seja, cerca de 1,5% do total.
Roberto Carlos Mayer, presidente da Assespro-SP, destacou que, no mercado de TI brasileiro, a distribuição das atividades é diferente de outros países. Segundo ele, a participação de serviços é maior que a média mundial, chegando a 33,2%. Já a indústria representa apenas 1,8% das empresas locais.
Segundo dados apresentados, entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a Coréia apresenta o mais competitivo ambiente para a indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação, ficando em primeiro lugar no Índice de Oportunidade Digital. Além disso, considerando o Índice Nacional de Informatização, a Coréia saltou da 14ª posição, em 2002, para o terceiro lugar este ano.