Como aconteceu nos Estados Unidos, a Dell do Brasil vai investir no próximo ano na criação de uma estrutura dedicada ao varejo e também estabelecer uma unidade de negócios para atuar com vendas indiretas.
A informação é do diretor geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto, em reunião com a imprensa nesta segunda-feira (26/11), em que revelou os dados de mercado que a coloca por onze trimestres consecutivos como a líder em vendas de servidores com padrão x86, com 41,7% das unidades comercializadas no país no terceiro trimestre deste ano, com 14% de vantagem em relação ao segundo competidor na categoria.
A empresa estendeu para o Brasil seu acordo com o gigante do varejo americana Wall-Mart, e deve anunciar em breve novas redes varejistas com que estão em fase de assinatura de contrato. Esse modelo será replicado para outros países da América Latina.
A Dell anunciou também novos produtos de servidores, como o PowerEdge R900, PowerEdge R200, PowerEdge 2950 III, PowerEdge 1950 III, PowerEdge 2900 III e PowerEdge T105, além da nova versão do sistema de gerenciamento Openmanage 5.3.
Essa é uma renovação da linha de servidores, que incluiu uma máquina com 4 processadores com 4 núcleos, fontes de energias com mais eficiência, estrutura PMBus que permite a monitoração de energia consumida pelos seus equipamentos, interface USB interna, Boot via ISCSI, possibilidade de coexistência da SAS e SATA, Trusted Platform Module (TPM) para aumento de segurança, controladoras com capacidade de operações em RAID 6/60 (PERC6 e SAS6), placas de rede on board com quatro portas, placas de rede com 10Gbps padrão PCle 8x, entre outros recursos.
Outra novidade é a linha Vostro, com máquinas voltadas para pequenas empresas que não têm experiência e estrutura de TI. ?Em 2008 vamos fornecer para os clientes da linha Vostro 10 Mb de serviços de back up gratuitos?, revela Sidnei H. Shibara, gerente sênior de Marketing e Produtos da Dell. No próximo ano também deve chegar ao Brasil a linha de servidores Blade M1000e
Pesquisa
A pesquisa Quartely Volume Server Tracker 3Q 2007, da IDC, confirma que no mercado de Servidores X86 que a Dell deteve no primeiro trimestre o share de 35,1%, o que significa 6,5% de crescimento em participação de mercado entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2007.
Já no segmento de Small Business (de 1 a 99 funcionários), os números dos servidores da Dell são de 64,8% de market share em faturamento.
?Cada vez mais a Dell entende as necessidades de seus clientes e oferece a melhor opção em soluções. Estes números mostram que, além de satisfazermos as expectativas das grandes corporações, também atendemos as necessidades das pequenas empresas, oferecendo uma tecnologia simplificada e eficiente?, avalia Peixoto.
No mercado corporativo atingiu 12,1% de participação em unidades no terceiro trimestre, segundo os dados da IDC. O destaque ficou a cargo do mercado de Grandes Empresas, que atingiu 31,2% de participação no período, e de Enterprises (empresas acima de 1000 funcionários), com 29% de market share, demonstrando o crescimento da Dell em relação ao início do ano. No primeiro trimestre, a participação da Dell no segmento de Grandes Empresas correspondia a 30,9%, enquanto Enterprises tinha 24,9%.
Já no mercado de pequenas e médias empresas (SMB), a Dell também liderou as vendas de PCs no terceiro trimestre, com 25,7% de participação. Nos três primeiros meses de 2007, a participação da Dell neste segmento era de 24,8%, o que mostra o ganho de 0,9% de participação da empresa no período.
No mercado total de vendas de computadores, a Dell registrou participação de 6,5% no terceiro trimestre, enquanto no primeiro período de 2007 sua participação foi de 5,8%.
No terceiro trimestre de 2006, as vendas de desktops correspondiam a 90,5% do total vendido, enquanto os notebooks ocupavam apenas 9,7%. No terceiro trimestre de 2007, os notebooks já ocupam 18,2% do mercado total de PCs comercializados. Em notebooks a novidade são os modelos coloridos da linha de ultraleves XPS e os modelos Inspiron.