O Mercado Eletrônico, portal de negociações eletrônicas entre empresas, anunciou a entrada no mercado europeu, por meio da aquisição da companhia portuguesa ForumB2B.com, e-marketplace do grupo EDP – Energias de Portugal e da Galp Energia – Petróleos e Gás de Portugal. A transação, cujo valor não foi revelado, já obteve as aprovações regulamentares e desde julho passado o Mercado Eletrônico comanda efetivamente a nova empresa.
A companhia já prestava serviços para a Energias do Brasil desde 2005. Nesse período, o Mercado Eletrônico participou e venceu uma licitação na qual concorreu com 11 empresas de business to business, para operar globalmente a EDP. As negociações tiveram início em 2006.
Com a aquisição, o Mercado Eletrônico herda, além do grupo EDP, grandes clientes como a Galp Energia – Petróleos e Gás de Portugal, o grupo José de Mello, o grupo SAG – Soluções Automóvel Globais e também do setor público português. Essas companhias se juntam agora às mais de 40 mil empresas que fazem parte da carteira de clientes da companhia.
?Nosso objetivo agora é expandir para outros países da Europa o nosso leque de serviços agregados à tecnologia. Oferecemos desde serviços operacionais que desoneram a área de suprimentos, como operação de processos de compras e adoção e suporte a fornecedores, até serviços mais estratégicos, de alto valor agregado, como gestão de conteúdo, sourcing e outsourcing de compras?, explica Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico.
O executivo diz que está muito otimista com a receptividade da oferta da empresa na Europa e pretende manter essa linha de atuação. ?Operar a EDP globalmente é muito importante para nós, pois traz várias outras oportunidades de expansão?, enfatiza Nader.
No ano passado, o volume de transações do Mercado Eletrônico atingiu R$ 30 bilhões e a expectativa da empresa para e este ano é que haja um crescimento 35% nesta cifra.