De olho no potencial de consumo e no desempenho da economia brasileira, a portuguesa Lifetech Solutions For Life Technology, fabricante de periféricos e acessórios para informática, acaba de desembarcar no país, de onde pretende também vender seus produtos a outros países da América do Sul.
Num primeiro momento, a empresa não montará fábricas no Brasil, atuando apenas por meio de grandes redes de varejo. A idéia é replicar aqui os acordos que já mantém no mercado europeu, cujos produtos são revendidos por grandes redes como Carrefour, Fnac, Media Market, Jumbo e outras cadeias de varejo internacional.
Para estruturar as operações comerciais, a empresa vai investir inicialmente 154 mil euros. A meta da Lifetech é faturar R$ 8 milhões nos primeiros dois anos e atingir R$ 20 milhões no período de cinco anos, segundo o diretor de expansão para a América do Sul, Francisco Sales. O executivo, que já analisa o mercado brasileiro desde 2005, acredita que ao priorizar a relação da Lifetech com grandes pontos-de-venda os produtos terão maior facilidade de escoamento. ?Nosso catálogo de produtos é composto por periféricos e acessórios com características de qualidade, tecnologia e design exclusivo para os diversos níveis de clientes?, afirmou.
De acordo com Sales, em cada família de produto a Lifetech apresenta sempre mais de cinco referências de preços. ?No Brasil não vai ser diferente, escolhemos as referências que sabemos terem rotatividade linear entre 15 e 25 dias. No total, são 30 referências distribuídas em sete famílias?, informou. As principais famílias de produtos que serão vendidas no país são mouses, teclados, webcams, caixas de som e headsets. Os games, hub, MP3, malas e mochilas, pilhas e carregadores de pilhas fazem parte do catálogo geral da Lifetech.
De acordo com o executivo, no geral, o que a marca desenvolve além dos produtos de prateleira são produtos temáticos, específicos para uma determinada ocasião. ?Por exemplo, no dia dos namorados lançamos para o mercado europeu uma embalagem com duas webcams e um mouse no formato de ?yin e yang?, que podiam se comprados juntos?, disse Sales.
Ele cita a paixão do brasileiro pelo futebol e revela que pretende desenvolver por aqui produtos de tecnologia que tragam a identificação com clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, entre outros. Essa fidelização já acontece com muito sucesso em clubes de Portugal, como o Benfica, Clube do Porto e Sporting, com 13 referências em catálogo. ?Agora, estamos para fechar parceria com o Real Madrid, da Espanha?, concluiu.