A Sybase, fornecedora de software para infra-estrutura corporativa e aplicações móveis, por meio da unidade Sybase iAnywhere, e a Toyota InfoTechnology Center, unidade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de informação da Toyota Motor Corp., receberam do governo dos Estados Unidos duas patentes baseadas em interfaces abertas de reconhecimento de voz. As tecnologias são o resultado de uma pesquisa conduzida em conjunto pelas duas empresas para desenvolver uma linguagem natural para veículos.
Segundo as duas empresas, além de permitir que os usuários realizem suas tarefas com maior rapidez, as patentes desenvolvidas melhoram substancialmente a capacidade de utilização de software e reduzem a necessidade de treinamento para os usuários. Desenvolvidas com a tecnologia Answers Anywhere, elas possuem um mecanismo de linguagem que permite aos usuários interagir com dispositivos móveis, desktop e de telemática, de forma natural e de acordo com o contexto.
Segundo o gerente na Toyota ITC, Ben Reaves, as interfaces abertas de voz serão fundamentais nos veículos que tiverem interação humana sem uso das mãos e dos olhos. ?Consideramos a tecnologia Answers Anywhere ideal para essas funções e trabalhamos com a Sybase há anos no desenvolvimento de interfaces abertas de voz de altíssima qualidade?, diz.
De acordo com o diretor sênior de engenharia da Sybase iAnywhere, Babak Hodjat, as patentes representam avanços tecnológicos que permitirão aos motoristas interagir com seus veículos de forma mais segura e inteligente ? usando palavras e a própria voz para controlar os sistemas computadorizados dos veículos. ?Isso é resultado de anos de pesquisa prática e efetiva da Sybase e da Toyota ITC.?