Com as expansões de sua fábrica, do centro de distribuição e da capacidade produtiva, feitas recentemente, a Mitsubishi Motors do Brasil sentiu a necessidade de integrar seus departamentos e processos, além de adotar as melhores práticas de gestão. Assim, a empresa contratou a HQS Consulting para auxiliar na padronização de processos e aplicações em seu sistema de gestão, o PeopleSoft, da Oracle, e também para apoiar a migração, implementação, desenvolvimento e identificação de oportunidades de melhorias.
O primeiro passo da Mitsubishi foi rever a infra-estrutura de sistemas, antes baseada em aplicativos Cobol não-integrados. Com isso, a empresa definiu pela adoção do ERP PeopleSoft e contratou a consultoria para apoiar a migração e implementar o sistema integrado.
"Além da integração dos departamentos e processos, padronizamos todo o desenvolvimento de aplicações e serviços no PeopleSoft", explica Eduardo Maurício Zalamena, gerente de TI da Mitsubishi Motors do Brasil.
Ele acrescenta que, a cada atualização do ERP, busca-se substituir as funções customizadas por práticas incluídas nos próprios módulos, o que simplifica ajustes, manutenção e suporte.
Para Zalamena, o trabalho mudou muito nos últimos anos. "Antes, dava para dedicar mais tempo ao desenvolvimento. Agora, o profissional é visto e sua performance exigida, como se fosse um analista de negócios", observa o executivo.
Entre os projetos da área de TI, Zalamena destaca a criação dos portais de intranet, em 2003, e de extranet, em 2004. Segundo ele, com o sistema de produção baseado no PeopleSoft foi possível ver e analisar, por meio dos portais na web, toda a cadeia produtiva de um determinado carro e acompanhá-lo virtualmente por linha de produção, por exemplo. "O relacionamento B2B, com as concessionárias, era feito por telefone e fax. Hoje, além da conveniência para o parceiro, o registro de uma venda dispara os processos de serviços e garantia relacionados", descreve.
Neste momento, a Mitsubishi Motors está em fase de aprovação da migração para o PeopleSoft 8.9, a segunda atualização de versão – a primeira ocorreu em 2005. Zalamena explica que além da necessidade de modernização técnica e suporte do fabricante, a atualização deve-se às diversas novas funcionalidades da nova versão, inclusive para reduzir as customizações no sistema.
Essa abordagem já se mostrou eficaz na atualização de 2005. Quando a Mitsubishi utilizava a versão 7, teve que desenvolver com a HQS uma integração do controle de ativos com compras, a qual foi substituída pelo que já estava pronto na versão 8. "Isso implica algum trabalho e análise a mais, para definir o que se aproveita melhor", comenta o executivo.
Segundo Zalamena, a forte orientação à padronização e estabilidade de TI da Mitsubishi abre espaço para que os profissionais internos e do parceiro concentrem o foco nas inovações peculiares ao negócio. "Um exemplo simples é a integração Controle de Produção de ERP com o sistema de etiquetas RFID, que permitem o acompanhamento do veículo desde o seu 'batismo', ou seja, da aplicação do número do chassis, até o seu transporte."
Neste ano, a Mitsubishi Motors do Brasil já registra um crescimento do número de revendas e concessionárias. Além dos serviços no portal de extranet, a empresa oferece aos consumidores a Renaro (Rede Nacional de Revendas Online), um portal de relacionamento personalizado entre parceiros e clientes finais. Agora, a equipe de TI e a HQS finalizam o desenvolvimento de um sistema de supply chain, que visa melhorar a eficiência logística e excelência no atendimento de peças e serviços à rede de concessionários.
De acordo com Zalamena, a partir de séries históricas, foram criadas regras para dar precisão ao planejamento de compras das concessionárias e à logística. "Se forem vendidas 'xis' unidades de determinados modelos, adicionados com o tipo de peça, fornecedor e o prazo de entrega, e o sistema define quantas peças de reposição devem estar disponíveis no estoque, para que o cliente fique plenamente satisfeito sempre que nos procurar", esclarece.
A companhia havia colocado as regras de negócios para supply chain em aplicação Cobol, porém com o novo projeto foram criadas diversas novas funcionalidades e relatórios interessantes para a tomada de decisão, além de ser totalmente integrado com o PeopleSoft, já que foi desenvolvido com a ferramenta do People-Tools. "O objetivo é que todo o histórico, as regras e a entrega do serviço rodem no PeopleSoft", informa Zalamena.
- Infra-estrutura modernizada