Preços de produtos vendidos via internet têm queda de 0,34% em novembro

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Pela décima vez no ano o e-Flation registrou deflação: 0,34% em novembro. O indicador, elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, para monitorar as variações dos preços de produtos adquiridos on-line, acompanhando as tendências no varejo de bens e serviços e no mercado de consumo dos produtos de internet, apresentou, porém, um aumento de 0,67% em relação à deflação registrada em novembro de 2007, que foi de 1,01%.
O período marca o início das promoções para o Natal, principalmente de livros, CDs e DVDs. "Nesta apuração de novembro é possível perceber também influência do aumento do dólar nos produtos cujos componentes são eletrônicos e, a maioria, importados", avalia o coordenador geral do Provar (Programa de Administração do Varejo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), Cláudio Felisoni de Angelo.
Os preços da categoria livros foram os que apresentaram a maior queda no mês, de 8,41%, seguidos de CDs e DVDs e telefonia e celulares, que tiveram deflação de 4,92% e 4,47%, respectivamente. Na seqüência aparecem os grupos perfumes e cosméticos, com 2,77%; brinquedos, com 2,34%, e informática, com 0,71%.
Mesmo com a queda, o e-Flation apontou inflação em outros itens do e-commerce: eletroeletrônicos, 0,16%; linha branca, 0,92%; cine e foto, 2,06%; eletroportáteis, 6,68%.

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