Os bancos e seguradoras que operam no mercado brasileiro definiram a integração entre os canais de atendimento como uma das prioridades para o ano que vem, de acordo com estudo realizado pela IDC Brasil. A consultoria destaca que os grandes bancos têm como principal meta a integração total da rede, já que possuem múltiplos canais de contato com o cliente e, muitas vezes, produtos diferentes.
"Sem essa conexão com os canais de atendimento, fica praticamente impossível conseguir atingir outros dois objetivos importantíssimos como a individualização e a segmentação dos clientes", salienta Roberto Gutierrez, diretor de pesquisa e consultoria da IDC Brasil.
O relatório aponta que as seguradoras, por sua vez, querem conhecer melhor os clientes e ir além das informações básicas que são necessárias para o cadastro de uma apólice. Segundo Gutierrez, essas instituições também expandiram seu portfólio em um passado recente e precisam capitalizar essa capacidade de up e cross-selling. "Para isso, será necessário não somente ter melhores informações sobre sua base, como também aplicar ferramentas mais assertivas de segmentação", complementa o analista.
Para o estudo, a IDC Brasil ouviu 33 bancos grandes, médios e pequenos, e 29 seguradoras, entre os meses de junho e julho deste ano.
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