A Liberty Seguros, seguradora ificial da Copa do Mundo FIFA 2014, conquistou mais de 500 mil fãs no Facebook, sendo 100 mil apenas durante a Copa das Confederações, realizada em junho deste ano. A estratégia de conteúdo para as plataformas digitais é voltada à responsabilidade e aos serviços oferecidos pela companhia.
No canal oficial no YouTube, os vídeos foram acessados mais 4 milhões vezes, com destaque para a web série Heróis Anônimos, iniciativa da Liberty Seguros que exalta a participação e o trabalho dos protagonistas que estão nos bastidores contribuindo para que a Copa do Mundo aconteça. Entre os personagens está o taxista Seu Osvaldo, que estuda inglês para receber os turistas.
No início de 2012 a seguradora lançou a página Liberty na Copa com o objetivo de aumentar o conhecimento da marca e engajamento, construindo uma forte presença digital, estimulando a conversa sobre a Copa das Confederações da FIFA 2013 e Copa do Mundo da FIFA 2014 Os internautas podem acompanhar, quinzenalmente, as novidades da coluna "Dois Toques" com Cafu, além das novidades exclusivas de tudo o que estiver acontecendo durante os eventos da FIFA.
Dentro da estratégia de oferecer serviços relevantes, a Liberty Seguros desenvolveu um aplicativo especial para seus clientes. A versão 2.0 foi lançada em abril deste ano para iOS e Android. O aplicativo possibilita que o cliente comunique acidentes e chamados de assistência, consulte todas as informações sobre o seu seguro, situação de pagamento, localizar oficinas próximas, entre outros.
Ainda seguindo a temática do patrocínio da Copa do Mundo da FIFA 2014, desta vez incentivando ações que estimulem a responsabilidade, a Liberty Seguros lançou em junho o aplicativo Sinal Livre, disponível para iOS e Android. Ele promove a mobilidade verde, calcula a pegada de carbono que a pessoa emite se locomovendo a pé, de bicicleta, carro, ônibus, moto, trem, metrô e avião, além de dar dicas de pousadas e hotéis sustentáveis entre outras funcionalidades. O aplicativo faz parte do Projeto Sinal Livre, iniciativa da seguradora que tem como principal objetivo a difusão de boas práticas de mobilidade urbana, estimulando o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura.
"Os investimentos da Liberty Seguros nas plataformas digitais, tanto em conteúdo, quanto em aplicativos, vem para reforçar a nossa marca e fazem parte do compromisso da companhia em engajar e tornar mais simples a linguagem e o entendimento sobre os produtos e serviços relacionados ao seguro", explica a diretora de Marketing da Liberty Seguros, Adriana Gomes.
Engajamento
A estratégia nas plataformas online apresenta também investimentos em ações de engajamento no Facebook. Em 2012, foi lançado o concurso cultural "A Copa é você quem faz" que premiou, com ingressos para a Copa das Confederações, as cinco melhores respostas para a pergunta: "Como você pode ser responsável por fazer a melhor Copa de todos os tempos?". Ainda em 2012 e 2013, a Liberty Seguros lançou duas edições do game Gênio da Bola, um quiz com perguntas sobre a Copa do Mundo da FIFA, que distribuiu quase 400 ingressos para a Copa das Confederações. O game atingiu mais de 50 mil participantes.
Investimento
Este ano, 25% dos investimentos de mídia da campanha integrada de marketing da Liberty Seguros estão direcionados para ações em plataformas digitais. A estratégia é composta por inserções nos principais portais, mídias especializadas em futebol, redes sociais e buscadores. Como forma de se destacar criativamente no mundo online, a seguradora desenvolveu peças de mídia relacionadas ao futebol, como o anúncio de tablet lançado em 2011, em que o leitor podia jogar uma partida de futebol de botão. Além disso, em outubro de 2012 a Liberty Seguros veiculou, durante um dia no portal MSN, uma mídia de intervenção que permitia que os internautas "batessem" pênaltis na home do site.