A AES Eletropaulo anunciou nesta quarta-feira, 26, que fechou contratos com a WEG, Siemens e ITRON, no valor de R$ 29 milhões, para a fabricação de 62 mil medidores eletrônicos inteligentes, que serão instalados em residências da cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, a partir de 2015. A concessionária também fez acordo com a Cisco para viabilizar solução de comunicação do seu projeto de rede inteligente de energia.
No total, a distribuidora vai destinar cerca de R$ 75 milhões do seu programa de pesquisa e desenvolvimento da Aneel, financiado pela Finep, para o projeto de rede inteligente, que atenderá 250 mil pessoas, incluindo comunidades de baixa renda, residências, comércios e indústrias.
"Nosso projeto contribuirá com um novo paradigma no setor de energia do país. Também irá movimentar outros mercados, como os de TI e telecom, já que é preciso escala com fabricação de produtos para uma rede inteligente tão abrangente", disse Sidney Simonaggio, vice-presidente de Operações da AES Eletropaulo
Os medidores eletrônicos funcionarão integrados com a solução de comunicação redundante para o projeto desenvolvida pela Cisco. A solução sintoniza as tecnologias de radiofrequência — que transmite as informações por meio de rede sem fio (RF MESH 6LowPAN) — e PLC (Power Line Communication), sistema que utiliza o próprio cabo elétrico para transmissão de dados. Em conjunto com as soluções de automação avançada da rede que também estão sendo implantadas, a AES Eletropaulo conseguirá identificar remotamente eventuais ocorrências no fornecimento de energia, isolar o defeito e, dependendo do motivo da falha, até restabelecer o sistema remotamente. Equipes serão enviadas em casos em que há necessidade de intervenção humana na rede, como queda de árvores e troca de equipamentos. Ainda assim, também será possível reduzir o número de clientes impactados.
Essas tecnologias contribuem ainda para reduzir o nível de perdas de energia no sistema, realizar leitura, corte e religação a distância, entre outros serviços. "Fizemos um trabalho criterioso para avaliar quais inovações trazem mais eficiência à rede, atendendo um cliente cada vez mais exigente. O nosso projeto também servirá de modelo para ser replicado em outras cidades", conclui Maria Tereza Vellano, diretora da AES Eletropaulo.
Próximas etapas do projeto
O projeto da AES Eletropaulo está previsto para ser concluído em 2017. A concessionária definiu Barueri para instalar a rede inteligente porque representa uma cidade em franca expansão. O consumo anual de energia do município passou de 1.092 GWh em 2008 para 1.234 GWh em 2013.
Na próximas fase do projeto está prevista a conclusão, ainda neste ano, da instalação de medidores eletrônicos para 2 mil famílias de baixa renda, que estão localizadas em comunidades de Barueri. Com isso, esses clientes já podem fazer uma melhor gestão de seu consumo de energia, visualizando o seu volume diário por meio de um display instalado em cada casa. Esse sistema também já permite que a AES Eletropaulo execute comandos a distância, como de leitura remota do consumo de energia, direto da Central de Medição da distribuidora.
Em 2015, a AES Eletropaulo apresentará uma casa inteligente, onde será possível conferir o novo modelo de distribuição de energia na prática, interagindo com tecnologias de ponta. O espaço contará com funcionalidades de climatização, iluminação, equipamentos de automação, entre outras ferramentas.
O destaque da casa inteligente também ficará por conta da microgeração de energia. Com o projeto da AES Eletropaulo, os clientes que tiverem paineis solares, por exemplo, captam energia e podem "devolver" para a rede a eletricidade excedente. O sistema também estará preparado para a recarga de carros elétricos.
Para atender ao projeto, a concessionária pretende inaugurar, até fim de 2016, a subestação Alphaville, com capacidade instalada de 120 MVA de potência, três transformadores e dez circuitos que possibilitarão uma grande renovação da rede elétrica, melhorando a qualidade do fornecimento e o atendimento ao crescimento da região. Essa unidade irá possuir 4.500 m2 e beneficiará diretamente 63 mil pessoas. Essa subestação será equipada com sistemas de controle que possibilitam o acesso remoto por meio do Centro de Operação do Sistema da AES Eletropaulo (COS), localizado em Alphaville. A operação a distância é possível também por conta de uma rede de comunicação via fibra ótica.
Os clientes de Barueri terão ainda uma área exclusiva de acesso na agência virtual da distribuidora, que permitirá melhor gestão do consumo de energia. Para isso, terá ferramentas para auxiliar o cliente no acompanhamento e dimensionamento do seu consumo. Também será possível calcular parcialmente o valor da conta de energia. O portal estará preparado para atender eventuais mudanças na tarifa de energia, como a tarifa branca.