A Salesforce.com foi escolhida pelo Hospital Samaritano como a solução para criar um modelo inovador na área de saúde em gestão de relacionamento com os clientes e outros agentes da cadeia hospitalar. Com o desafio de melhorar a gestão do relacionamento com pacientes, médicos, fornecedores e operadoras de saúde, o Hospital será capaz de conectar e engajar todo o seu ecossistema de negócios, com a utilização do Sales Cloud da Salesforce. A iniciativa visa aumentar a satisfação de clientes, dar mais agilidade aos processos de atendimento e gerar maior consistência na gestão de informações.
"O hospital sempre tentou estar próximo de seus clientes, com processos diferenciados de atendimento, contudo as iniciativas de relacionamento ainda eram esparsas e sem grandes possibilidades de mensuração de resultados. Com a Salesforce, conseguimos integrar as diversas áreas de atendimento – desde as recepções até as áreas assistenciais, olhando para o cliente de maneira sistêmica em todos os pontos de interação com o hospital e também quando ele já não está mais internado", afirma Mariana Vendemiatti, gerente de relacionamento do Hospital Samaritano.
O que chamou a atenção do Hospital Samaritano em escolher as ferramentas da empresa foi a facilidade de uso e a flexibilidade dos produtos. "Percebemos que utilizar as ferramentas da Salesforce é bastante simples. Com elas conseguimos alinhar nossas necessidades atuais, além de termos acesso aos módulos de relatórios com maior amplitude", diz Mariana.
Com a implantação do projeto, a ideia é que, além do benefício aos clientes do Hospital Samaritano, diversos setores também sejam envolvidos na estruturação e utilização do sistema. Dentre eles estão SAC, Central de Agendamento de Exames, Comercial, Hotelaria, Suprimentos, Enfermagem, Central de Relacionamento Médico e Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT).
O Hospital Samaritano está no processo de finalização da estrutura do projeto, alimentando todo o sistema com informações necessárias. O próximo passo na parceira é dar sequência na estratégia, aplicando expertise e inteligência na utilização do banco de dados.
Os serviços de consultoria de implementação do Sales Cloud estão sendo realizados pela Avanxo Brasil, considerada Gold Partner da Salesforce com o maior número de consultores certificados na América Latina e mais de 400 projetos implementados. A empresa de serviços integrados é especializada em soluções de cloud computing e consultoria em negócios e TI.
Com a implantação da solução, "os gestores de cada área do hospital poderão, por exemplo, identificar rapidamente as necessidades dos pacientes e dos médicos e criar ações proativas para atendimento qualificado e diferenciado", afirma Carlos Morais, CEO da Avanxo no Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo
Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completa 120 anos de atividades em 2014. Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.
É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Transplante, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento. Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.
O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com ¬16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade. Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.