A Lopes, um dos maiores grupos imobiliários do país, acaba de concluir a expansão e modernização de seu data center, cujo projeto é resultado de um processo de expansão da rede e da infraestrutura da empresa. Com duração de cerca de um ano e investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o projeto de renovação dos sistemas internos foi realizado pela Dell e a Alog, operadora de serviços de TI e de data center.
A empresa implantou servidores Dell PowerEdge 12G e equipamentos Storage Dell Compellent SC8000, que integram um sistema de nuvem privada. O ambiente de TI está hospedado na Alog, que também é membro da plataforma Equinix, empresa de interconexão global e data centers.
De acordo com o diretor de TI da Lopes, Luiz Moraes, além de mais rápido, o tráfego de dados passou a ter ainda mais qualidade e segurança das informações. "Por ser privada, a nuvem garante acesso restrito a apenas alguns profissionais da empresa e cria um ambiente extremamente seguro, que permite potencializar os trâmites dos contratos durante as negociações e consultas de produtos voltados para autônomos."
O executivo explica que a Lopes investiu em 100% de redundância da rede WAN (de longa distância) para garantir alta disponibilidade e, consequentemente, evitar impactos no negócio. A tecnologia aumentou a velocidade de comunicação da rede de 1 Gbps para 10 Gbps, utilizando switches Dell F10, incluindo também internet de altíssima velocidade. Os equipamentos de alto desempenho também diminuíram de tamanho e passaram a ocupar três racks ante os cinco anteriores, o que representa mais de 40% de redução de espaço.
O upgrade completo no parque tecnológico da Lopes foi desenvolvido com arquitetura em forma modular, o que permite a empresa estar preparada para acompanhar um crescimento orgânico nos próximos cinco anos. "A plataforma ficou muito mais rápida e versátil, o que contribui com a agilidade no atendimento de nossos clientes e aos 16 mil corretores associados. A nova estrutura é um importante marco para o grupo Lopes ao reforçarmos essa estrutura para nossos públicos e ao ganharmos espaço para a empresa crescer como um todo", ressalta Moraes.