Segundo dados da PwC, 45% dos C-Level não sabem se big data tem retorno sobre investimentos, mas 75% deles pretendem investir na área de forma a gerir os negócios de maneira estratégica e propositiva. Mas, por outro lado, há um gap no mercado ao que se refere a soluções que auxiliem na tomada de decisão e gestão a esse nível e, para resolver essa dor nasceu a Spume.co, uma startup que usa inteligência artificial para prever comportamentos e ajudar as empresas na tomada de decisão.
Por meio dos dados, a startup auxilia as organizações a criarem estratégias alinhadas a seus públicos e ajuda até prever tendências. "Conseguimos analisar quais são os principais motivadores e tendências relacionadas aos hábitos dos consumidores, ou seja, como eles se comportam. Além disso, com as pesquisas declaratórias, nas quais esses mesmos consumidores 'dizem o que fazem', relacionamos dados estatísticos com métodos de ciências sociais para extrair insights e ações propositivas para os negócios", comenta Mauro Fernando Jeckel.CEO da Spume.
Uma vez que há uma discussão prévia sobre um objeto de estudo, a Spume.co desenvolve um relatório com base no lançamento do produto, posicionamento de marca, percepção sobre insumos da indústria, hábitos de consumo, entre outros e envia para as empresas terem esse mapeamento completo em mãos na hora de planejar. "Quando as notícias sobre o coronavírus começaram a sair na imprensa, nós já tínhamos uma análise prevista de 30 dias sobre como isso iria impactar os consumidores e isso ajudou muitas organizações a se organizarem e criarem soluções capazes de ajudar o consumidor desse momento", ressalta Mauro.
Segundo o executivo, a Spume.co já ajudou empresas de diversos segmentos, entre elas nomes como: Heineken, BASF, JBS, KPMG, Braskem, Suvinil, Saint-Gobain, Honda, P&G, Vivo. A startup foi investida pela Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e Telefónica no mundo, e pelo fundo Criatec 2, composto pela Crescera Capital e BNDES, e espera encerrar o ano de 2020 com um crescimento de 40% e cerca de 14 colaboradores. "Estamos com resultados muito positivos e esperamos crescer ainda mais. Nossa solução tem se mostrado uma importante ferramenta para as empresas e queremos aprimorá-la ainda mais", afirma o CEO.