Fruki Bebidas reduz em 50% o tempo de construção de suas integrações

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A Fruki Bebidas, uma das maiores e mais tradicionais empresas de bebidas do Sul do Brasil, embarcou em uma jornada de transformação digital e, com o apoio da Sensedia, modernizou suas operações, aumentou a eficiência e se preparou com autonomia para ampliar sua presença em novos canais de venda.

Com fábricas em Lajeado e Paverama, no Rio Grande do Sul, e uma capacidade de produção anual de 620 milhões de litros, a Fruki vivia um forte momento de crescimento, mas precisava de uma infraestrutura digital que suportasse seu crescimento e sua ambição de ampliar a presença em novos canais de venda e marketplaces.

Entre os principais desafios enfrentados, a Fruki identificou uma necessidade urgente de otimizar processos de TI e superar limitações de seus sistemas legados. A construção de fluxos e novas integrações demandava tempo, e a equipe de TI encontrava dificuldades para atender a todas as demandas. Esses obstáculos também refletiam na operação comercial, que tinha como desafios a burocracia no processo de liberação de cotas de crédito para os clientes, por exemplo.

A missão da Fruki era encontrar uma solução robusta que pudesse não apenas integrar todos os seus sistemas legados, mas também facilitar a criação de novas APIs para apoiar sua expansão digital.

Após uma análise cuidadosa entre as opções de mercado disponíveis, a Sensedia foi escolhida pela capacidade de entregar uma prova de conceito (PoC), que demonstrava a integração do ERP utilizado pela Fruki com outros sistemas internos, usando um conector desenvolvido em apenas duas semanas para o Banco de Dados Progress.

Por meio de plataforma de integração, que reúne os recursos de um API Management com a versatilidade de um iPaaS (o Sensedia Integrations), a Sensedia possibilitou à Fruki acelerar o processo de construção de fluxos e integrações, ao reduzir significativamente o tempo de construção de novas APIs, além de agilizar e fortalecer a implementação de políticas de segurança, utilizando o Interceptors (recurso da solução que permite personalizar e otimizar o fluxo de requisições e respostas das APIs de forma eficiente).

"A combinação do iPaaS com o API Management simplificou toda a estratégia de integração de sistemas da Fruki ao automatizar processos, além de fortalecer a segurança e a governança de APIs. Foi um passo de maturidade tecnológica fundamental", ressalta Antônio Fortes, Head de Sales da Sensedia.

Ganhos na experiência

A implementação do Sensedia Integrations trouxe à Fruki não apenas eficiência nas integrações, mas também uma série de benefícios estratégicos que se traduziram em resultados tangíveis.

Além de permitir à equipe de TI integrar rapidamente novos sistemas e aplicações, resultando em uma redução do tempo de construção de integrações em 50%, outros resultados obtidos foram ainda:

• Redução do prazo de 24 horas para 5 minutos na liberação de crédito para clientes, o que contribuiu para o aumento das vendas, já que os representantes comerciais puderam oferecer mais produtos durante suas visitas aos estabelecimentos;

• Integração dos sistemas de venda, que resultou no processamento de mais de 3 mil pedidos diários através do iPaaS da Sensedia;

• Agilidade na disponibilização de APIs e na acoplagem de novos parceiros e serviços;

• Redução na complexidade e no tempo para adição de novos canais de vendas da companhia (ominichannel);

• Visibilidade completa da Fruki de todo o tráfego de dados e das integrações de seu ecossistema, permitindo uma gestão mais eficiente e segura das operações.

"Com esse processo de liberação de crédito muito mais rápido, nós conseguimos, por exemplo, aumentar o mix de ofertas e fechar mais vendas em menos tempo. O apoio consultivo da Sensedia foi essencial para o sucesso do projeto", destaca Gustavo Almeida, CIO da Fruki.

Próximos passos

Como próximos passos, a Fruki visa expandir ainda mais sua presença digital por meio da ampliação de seus canais de vendas via e-Commerce. Para isso, a empresa já está desenvolvendo fluxos de integração que permitirão a unificação de pedidos de venda entre o CRM e o ERP, criando um "hub" centralizado para gerenciar múltiplos canais de vendas de forma eficiente e escalável.

"As soluções implementadas não apenas melhoraram nossas operações, mas também nos prepararam para um futuro promissor, no qual poderemos atender ainda melhor nossos clientes e expandir nossos canais de vendas de maneira eficaz", conclui Almeida.

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