Quase metade das PMEs usa ou pretende usar IA em seu dia a dia, aponta pesquisa

0

Quarenta e sete porcento das pequenas e médias empresas brasileiras já usam inteligência artificial para melhoria de processos, atendimento ao cliente e outras frentes. Esta é a conclusão do estudo feito pela Serasa Experian para entender, com maior profundidade, o cenário de inovação das PMEs. Os empreendedores foram agrupados em quatro perfis: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.

Um dos pontos analisados para entender o comportamento das empresas foi em relação à adoção de tecnologia no dia a dia, como uso inteligência artificial (IA) e participação em eventos do setor, por exemplo.

Quando avaliadas por grupos de perfis, o maior percentual, ou seja, que mais emprega inteligência artificial, com 63%, são os denominados "Liderança Inovadora". Por outro lado, as PMEs que se enquadram no perfil "Caminho Estável" são as que menos adotam, com 34% utilizando IA.

A participação em eventos relacionados ao tema, como tendências, inovação e digitalização, é uma prática para 46% das PMEs. As chamadas "Quero ser Grande" são as que mais frequentam eventos de tecnologia, com 62%. Novamente, as empresas do grupo "Caminho Estável" são as menos aderentes, com 26%, à participação nesse tipo de evento.

"Entender os desafios e necessidades de mercados cada vez mais competitivos, saber como inovar e usar a tecnologia a favor da qualidade e da eficiência do negócio, é importante para todas as empresas, inclusive para as menores. Nosso objetivo é apoiar as pequenas e médias empresas com soluções que sirvam esse propósito, facilitando seu dia a dia e sua prosperidade", afirma a diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Mariana Figueiredo.

Veja detalhamento completo abaixo:

Quero ser grande

31% das PMEs respondentes fazem parte desse grupo, que tem como características empresas que fazem tudo dentro da conformidade e têm planos de crescimento. 

Utilização de I.A.: 49% das empresas pretendem ou já usam a tecnologia

Participação em eventos: 62% das PMEs desse perfil participam

Porte e segmento: 41% são microempresas, 33% são de médio porte; 14% são empreendedores individuais e 12% são de pequeno porte. Já no segmento, 70% atuam em serviços; 18% no comércio varejista, 9% na indústria; e apenas 3% em comércio atacadista.

Idade da empresa: 39% têm mais de dez anos; 24% entre 5 e 10 anos; 14% de 3 a 5 anos; e 23% de 6 meses a 3 anos.

Caminho estável

25% das empresas respondentes se enquadram na categoria. A principal característica são empresas em que tudo corre bem e não há a intenção de mudanças, como expansão, por exemplo.

Utilização de I.A.: 34% das PMEs desse grupo adotam

Participação em eventos: 26% dos respondentes desse grupo participam

Porte e segmento: 47% são consideradas microempresas; 24% possuem porte médio;16% são de pequeno porte; e 14% são empreendedores individuais. Quanto à atuação, 63% se concentram no setor de serviços; 22% no varejo; 13% na indústria; e 2% no atacado.

Idade da empresa: 51% têm mais de 10 anos; 18% de 5 a 10 anos; 15% de 3 a 5 anos; e 16% de 6 meses a 3 anos.

Batalha Diária

22% das PMEs se encaixam nesse segmento em que o grande objetivo é a busca pelo lucro e a continuidade da operação.

Utilização de I.A.: 42% usam ou pretendem usar a inovação

Participação em eventos: 38% afirmam que comparecem

Porte e segmento: 37% são empresas de médio porte; 31% microempresas; 25% são empreendedores individuais; e 7% de pequeno porte. Quanto ao ramo de atuação, 71% se concentram em serviços; 18% no varejo; 6% na indústria; e 5% no atacado.

Idade da empresa: 24% têm mais de 10 anos;16% de 5 a 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 38% de 6 meses a 3 anos.

Liderança Inovadora

22% apresentam características de segurança financeira e inovação, estando à frente em alguns temas em alta no mercado. 

Utilização de I.A.: 63% aderiram ou pretendem aderir

Participação em eventos: 56% comparem a eventos do setor

Porte e segmento: 43% das PMEs que se enquadram nesse retrato são microempresas; 26% de porte médio; 18% de porte pequeno; e 14% são empreendedores individuais. Em termos de setor de atuação, 60% estão no setor de serviços; 23% no varejo, 10% na indústria; e 6% no comércio atacadista.

Idade da empresa: 37% têm mais de 10 anos; 19% de 5 a 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 27% de 6 meses a 3 anos.

Metodologia

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1.009 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.