Quarenta e sete porcento das pequenas e médias empresas brasileiras já usam inteligência artificial para melhoria de processos, atendimento ao cliente e outras frentes. Esta é a conclusão do estudo feito pela Serasa Experian para entender, com maior profundidade, o cenário de inovação das PMEs. Os empreendedores foram agrupados em quatro perfis: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.
Um dos pontos analisados para entender o comportamento das empresas foi em relação à adoção de tecnologia no dia a dia, como uso inteligência artificial (IA) e participação em eventos do setor, por exemplo.
Quando avaliadas por grupos de perfis, o maior percentual, ou seja, que mais emprega inteligência artificial, com 63%, são os denominados "Liderança Inovadora". Por outro lado, as PMEs que se enquadram no perfil "Caminho Estável" são as que menos adotam, com 34% utilizando IA.
A participação em eventos relacionados ao tema, como tendências, inovação e digitalização, é uma prática para 46% das PMEs. As chamadas "Quero ser Grande" são as que mais frequentam eventos de tecnologia, com 62%. Novamente, as empresas do grupo "Caminho Estável" são as menos aderentes, com 26%, à participação nesse tipo de evento.
"Entender os desafios e necessidades de mercados cada vez mais competitivos, saber como inovar e usar a tecnologia a favor da qualidade e da eficiência do negócio, é importante para todas as empresas, inclusive para as menores. Nosso objetivo é apoiar as pequenas e médias empresas com soluções que sirvam esse propósito, facilitando seu dia a dia e sua prosperidade", afirma a diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Mariana Figueiredo.
Veja detalhamento completo abaixo:
Quero ser grande
31% das PMEs respondentes fazem parte desse grupo, que tem como características empresas que fazem tudo dentro da conformidade e têm planos de crescimento.
Utilização de I.A.: 49% das empresas pretendem ou já usam a tecnologia
Participação em eventos: 62% das PMEs desse perfil participam
Porte e segmento: 41% são microempresas, 33% são de médio porte; 14% são empreendedores individuais e 12% são de pequeno porte. Já no segmento, 70% atuam em serviços; 18% no comércio varejista, 9% na indústria; e apenas 3% em comércio atacadista.
Idade da empresa: 39% têm mais de dez anos; 24% entre 5 e 10 anos; 14% de 3 a 5 anos; e 23% de 6 meses a 3 anos.
Caminho estável
25% das empresas respondentes se enquadram na categoria. A principal característica são empresas em que tudo corre bem e não há a intenção de mudanças, como expansão, por exemplo.
Utilização de I.A.: 34% das PMEs desse grupo adotam
Participação em eventos: 26% dos respondentes desse grupo participam
Porte e segmento: 47% são consideradas microempresas; 24% possuem porte médio;16% são de pequeno porte; e 14% são empreendedores individuais. Quanto à atuação, 63% se concentram no setor de serviços; 22% no varejo; 13% na indústria; e 2% no atacado.
Idade da empresa: 51% têm mais de 10 anos; 18% de 5 a 10 anos; 15% de 3 a 5 anos; e 16% de 6 meses a 3 anos.
Batalha Diária
22% das PMEs se encaixam nesse segmento em que o grande objetivo é a busca pelo lucro e a continuidade da operação.
Utilização de I.A.: 42% usam ou pretendem usar a inovação
Participação em eventos: 38% afirmam que comparecem
Porte e segmento: 37% são empresas de médio porte; 31% microempresas; 25% são empreendedores individuais; e 7% de pequeno porte. Quanto ao ramo de atuação, 71% se concentram em serviços; 18% no varejo; 6% na indústria; e 5% no atacado.
Idade da empresa: 24% têm mais de 10 anos;16% de 5 a 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 38% de 6 meses a 3 anos.
Liderança Inovadora
22% apresentam características de segurança financeira e inovação, estando à frente em alguns temas em alta no mercado.
Utilização de I.A.: 63% aderiram ou pretendem aderir
Participação em eventos: 56% comparem a eventos do setor
Porte e segmento: 43% das PMEs que se enquadram nesse retrato são microempresas; 26% de porte médio; 18% de porte pequeno; e 14% são empreendedores individuais. Em termos de setor de atuação, 60% estão no setor de serviços; 23% no varejo, 10% na indústria; e 6% no comércio atacadista.
Idade da empresa: 37% têm mais de 10 anos; 19% de 5 a 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 27% de 6 meses a 3 anos.
Metodologia
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1.009 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.