A Visa anuncia os resultados do Visa Merchant Fraud Report 2023, levantamento anual com base em mais de 2,7 bilhões de transações Visa realizadas globalmente sobre fraudes digitais. Os dados, fornecidos pelo Decision Manager, solução que ajuda na automatização de processos de prevenção de fraudes, apontou que o Brasil possui um dos maiores índice de riscos de fraudes entre os países avaliados, com 14,24%, ficando apenas atrás da China (14,93%).
O Visa Merchant Fraud Report 2023 aponta que o segmento que registrou o maior aumento no tentativa de fraudes foi o de Produtos Digitais (Softwares e Games), com uma alta de 202% em relação ao ano passado.
As tentativas de fraude, segundo o Visa Merchant Fraud Report 2023, têm um índice de sucesso baixo, não ultrapassando, em média, o índice de 2,44% de êxito em todas as indústrias. Neste ano, os maiores tickets médios das tentativas de fraudes bem-sucedidas ocorreram em países como Canadá (média de US? 397), Rússia (média de US? 274) e Estados Unidos (média de US? 271).
As fraudes podem ocorrer em diversas formas. As mais comuns são em abertura de novos cadastros em comércios, onde criminosos usam dados falsos e, com isso, realizam movimentações ilícitas. Esta modalidade correspondeu a 39% das fraudes. As outras duas atividades identificadas foram Account Takeover (invasão de contas) e Fraudes em Pagamentos.
A Visa investiu, nos últimos cinco anos, mais de US?10 bilhões no combate a fraudes em transações financeiras e aperfeiçoamento da infraestrutura de segurança de suas redes, contando com mais de mil profissionais dedicados ao monitoramento do ecossistema de pagamentos digitais. Somente nos primeiros seis meses de 2023, a empresa contribuiu para o bloqueio de US?30 bilhões que foram alvo de tentativas de ações fraudulentas por meio de soluções agnósticas que entregam uma série de serviços de valor agregado (Value Added Services – VAS) e contribuem substancialmente para a segurança e eficiência operacional dos negócios.
"Na Visa, estamos comprometidos com a segurança e confiabilidade das transações, com monitoramento 24/7 de possíveis ameaças, especialmente nos últimos meses do ano, em que a atividade no varejo se aquece com datas como Black Friday, Natal e Ano Novo. Para nós, é fundamental reconhecer que, com o avanço da tecnologia, as estratégias de combate à fraude devem evoluir em igual medida para proteger os consumidores e a integridade das transações financeiras", afirma Gustavo Carvalho, diretor executivo da Visa do Brasil.