Nesse fim de ano, uma das formas que o varejo tem usado para se preparar para essa temporada de compras é disponibilizar novas formas de pagamento em suas lojas físicas e e-commerces, focando, principalmente, nos pagamentos digitais, como o Pix e o Pix Parcelado, métodos que tem demonstrado força e alta aceitação pelos consumidores, principalmente entre o público mais jovem.
Segundo levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, com base em dados divulgados pelo Banco Central e pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), o Pix é o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2022, com mais de 24 bilhões de transações e uma média de 66 milhões de operações diárias. As transações do Pix superam as de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC e cheques, no Brasil, as quais, juntas, totalizaram 20,9 bilhões.
Utilizando a plataforma do Pix, o Pix Parcelado tem se apresentado ao mercado como um fiel aliado dos consumidores que preferem não utilizar os cartões na jornada de compra, seja por não gostarem do método de pagamento tradicional, por não terem acesso a ele ou por contarem com um limite baixo. Com essa forma de pagamento inovadora, os consumidores podem parcelar suas compras no Pix, sem necessidade de cartão de crédito. Para usá-la, é necessário que as lojas ofereçam a modalidade de pagamento.
O meio de pagamento também possibilita o acesso ao parcelamento para pessoas que não poderiam adquirir algum produto por não possuírem o dinheiro total à vista. Com a modalidade, esses consumidores conseguem parcelar suas compras sem um cartão de crédito, aproveitando, dessa forma, mais promoções e comprando mais itens – ou seja, aumentando o ticket médio da compra. Além disso, o Pix Parcelado também pode ser vantajoso para aqueles que não querem comprometer o limite de crédito do cartão.
"Esse é um meio extremamente rápido e seguro, e, ao ser disponibilizado nos e-commerces, os lojistas conseguem atrair mais clientes e consequentemente aumentam as suas vendas Ao escolher pagar com o Pix Parcelado da Pagaleve, o consumidor encontra uma jornada bastante fluída e, além disso, a aprovação do cliente leva em menos de três segundos. É tudo bem rápido", explica Eduardo Zucareli, CCO da fintech que oferece o meio de pagamento Pix Parcelado por meio de uma plataforma tecnológica.