Omni&Co economiza R$ 5 milhões com projetos de IA e RPA e registra crescimento histórico nos seus níveis de eficiência

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Há 30 anos, a Omni, único player de financiamento de veículos independente do mercado, vem ajudando empreendedores de todo o país a girar a roda da economia, em especial das cidades menores, com menos de 2 mil habitantes. Nos últimos dois, a companhia aumentou seus níveis de eficiência a partir do uso de Automação de Processos Robóticos (RPA, na sigla em inglês), inteligência artificial generativa e de modelos preditivos para decisão de crédito e cobrança, e oferta de produtos.

Com a iniciativa, o grupo registrou economia de mais de R$ 5,7 milhões desde que passou a utilizar essas tecnologias. Todo o esforço tem, ainda, melhorado a experiência do cliente, já que mais financiamentos são concedidos pela empresa de norte a sul do Brasil. A Omni é reconhecida no mercado por seu ecossistema de soluções financeiras para concessão de financiamento de veículos, empréstimo com garantia de veículo e crédito rotativo para lojistas realizarem o gerenciamento de estoque destes bens, além de capital de giro para empresas de médio porte.

"São 23 robôs em operação até o momento, que economizam o equivalente a 3,3 mil horas por mês em tarefas repetitivas que, se executadas por humanos, corresponderiam ao trabalho de uma área de cerca de 20 pessoas. Mas o principal ponto dessa automação é sermos cada vez mais eficientes, sem abrir mão do capital humano, uma vez que o quadro de colaboradores em nossos times se mantém inalterado, e pode agora se dedicar a atividades mais analíticas e que envolvem criatividade e inovação", comenta o diretor de Tecnologia da Omni, Edi Piovezani, que lidera um time formado por mais de 100 profissionais, alguns baseados em outros estados além da sede da companhia, em São Paulo.

O executivo conta que a Omni utiliza projetos de RPA e Inteligência Artificial nas mais diversas aplicações – a começar pelo desenvolvimento de softwares com IA generativa (atualmente, 30% do código fonte é escrito por assistente virtual). Alguns exemplos: chatbot para o autoatendimento; identificação de padrões e anomalias para detectar fraudes; e uso da IA tradicional e de modelos preditivos para as decisões de crédito, cobrança e oferta de produtos.

Jornada digital da Omni está ligada à meta de dobrar de tamanho em 4 anos

Apenas no mês de outubro, a Omni concedeu mais de R$ 270 milhões em crédito e microcrédito, e financiou mais de 13 mil veículos, entre automóveis, motos e caminhões. Atualmente, a carteira líquida da companhia é superior a R$ 5 bilhões e o banco pretende dobrar este número até 2028.

Para atingir este objetivo, o uso da tecnologia, a fim torná-la cada vez mais eficiente, é crucial em sua jornada digital. O processo começou em 2022 com um benchmarking junto a outros players do mercado. Além disso, a Omni escolheu uma ferramenta recomendada pela consultoria Gartner, a UiPath.

Diz o CEO da Omni, Heverton Peixoto: "Não há mais como ser eficiente e competitivo sem tecnologias avançadas. Atuamos com crédito e cobrança humanizada, focada em simpatia e respeito. Somamos três décadas de experiência em crédito humanizado/julgamental, baseado no histórico financeiro, cultura local e comportamental – o que explica nossos altos índices de reversão, viabiliza a concessão de cada vez mais crédito com segurança e nos dá maior retorno". Ele conclui: "Para coroar tudo isto, tivemos a recente afirmação da Fitch Ratings em decorrência de nossa estabilidade e capacidade de liquidez no longo prazo".

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