A parceria entre Skeelo, plataforma e comunidade de leitura, que conta com o maior app e a maior rede social de livros do país, o Skoob, e empresas de telecomunicação no Brasil, envolvendo 112 grandes marcas, incluindo Vivo, Claro, Oi, dentre outras, tem democratizado o acesso à livros em todo o país. Com 85% de sua base de clientes vindo dessas operadoras, o Skeelo oferece a seus usuários ebooks, audiobooks e minibooks, atingindo milhões de pessoas e incentivando o hábito de ler. Essa iniciativa tem o potencial de expandir a presença de obras literárias digitais nas mais diversas regiões do país devido à grande capilaridade do mercado de conectividade.
A importância dessa colaboração se mostra ainda mais relevante em um cenário onde 60% da população não tem o costume de ler regularmente, segundo pesquisa da Associação Nacional de Livrarias, seja por meio de livros, revistas ou jornais. Além disso, o estudo também revela que 40% das pessoas que costumavam ler, afirmam ter perdido o interesse ao longo dos anos. "Esses dados ressaltam a necessidade de iniciativas que levem de fato os livros ao cotidiano da população, de forma prática e acessível," observa Douglas Ribeiro, diretor comercial do Skeelo.
Com as empresas de telefonia cobrindo grande parte do território nacional, a oferta de ebooks, minibooks e audiobooks é vista como uma resposta assertiva para ampliar o acesso à livros, incentivar o hábito de leitura e conquistar mais leitores no país. O executivo explica que a plataforma Skeelo disponibiliza um acervo com mais de 10 mil títulos, sem custo adicional para os clientes de operadoras como Oi Fibra, Giga+ Fibra (Alloha), Vero, Desktop, Alares, SURF, Algar. "Esta facilidade contribui para que usuários de qualquer região do país possam acessar livros diretamente pelo celular, utilizando o potencial da tecnologia para incluí-la no seu dia a dia e consumir os conteúdos no momento mais oportuno, sem precisar ir a uma livraria digital e pagar por cada e-book ou até mesmo carregar livros físicos", pontua.
Já para as companhias de telecom, a oferta de livros como benefício serve como uma estratégia de marketing e também como ferramenta de retenção de clientes. Ao incluir acesso a conteúdo cultural nos planos, as operadoras buscam aumentar a satisfação do usuário e fortalecer a percepção positiva da marca. Se tornando uma abordagem que pode ajudar na redução da taxa de cancelamento de assinaturas e no fortalecimento na relação com os consumidores.
O modelo de negócio se destaca mais ainda ao considerar que 84% dos brasileiros acima de 18 anos não compraram um livro em 2023, segundo dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Com o Skeelo, as empresas telecom, possibilitam que milhões de pessoas tenham a oportunidade de ler na tela do smartphone best sellers, algo que, de outra forma, poderia ser restrito, já que não fez parte da rotina de mais da metade da população adquirir um livro no último ano.
O executivo acredita que essa parceria vai além de estratégias comerciais, atuando como um agente de transformação social. "Em um país com grandes desigualdades de acesso a bens culturais, essa iniciativa se apresenta como uma ferramenta poderosa para fomentar o costume de leitura e ampliar as oportunidades de acesso à informação e ao conhecimento em todas as regiões do Brasil", conclui.